Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

6 IMAGENS DE QUEIMADAS DAS LENTES DE ERIVAN


É assim para darmos adeus a 2009 e entrarmos em 2010.





O BLOG TATAGUAÇÚ DESEJA UM FELIZ 2010 PARA TODOS.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

1ª banda Marcial da Escola Maria Dulce Barbosa, início dos anos 70. O tempo quase destrói a imagem, mas ainda foi possível identificar algumas pessoas que aparece na foto (trabalho este feito pela minha amiga Lêzinha – contadora), vamos a eles: 1 – Batista Luna. 2 – D. Letinha do Rêgo. 3 – Carmelina (esposa de Lú Vital). 4 – Lêzinha. 5 – Não foi possível a identificação. 6 – Diá Cassemiro. 7 – Lucinha de Tito Serra. 8 – Zé Miranda. 9 – Marcos Maia. 10 – Toinho Pereira (da Baixa Verde). 11 – Fátima Frazão. 12 – Fatica de Marieta. 13 – Professor da banda. 14 – Ritinha Cassimiro. 15 – Não foi possível a identificação. 16 – Não foi possível a identificação. 17 – Não foi possível a identificação.

DETALHE: Essa turma ficou para a história da educação na cidade, é o que diz as pessoas que fizeram parte dela. Mas, a afirmativa é verdadeira, basta ver que quem aparece nas fotos foram ou ainda são, nomes de destaque na sociedade queimadense.

Pouse para a eternidade: Alunos da 8ª série de 1973, do Col. Dulce Barbosa. Abaixo veja a identificação das pessoas que aparecem na foto.

1 – Lêzinha. 2 – Ritinha Cassimiro. 3 – Lourdes Gervásio. 5 – Letinha Rêgo (d. Letinha da Guritiba). 6 – Guia Maciel. 7 – Dona Virgínea Miranda (in memoram). 8 – Edson Batista Lopes. 9 – Willians Trajano. 10 – Dona Dulce Barbosa. 11 – Toinho Pereira. 12 – Marcos Maia. 13 – Diá Cassemiro. 14 – Zé Miranda. 15 – Deinha. 16 – Rita Almeida (?) – Foi durante muito tempo responsável pelo setor de emissão de Carteira Profissional da Prefeitura.

Confraternização dos alunos após a solenidade de colação de grau. Abaixo veja a identificação das pessoas que aparecem na foto.

1 – José de Moura (Deinha). 2 – Nova (filha de Miguel Chico). 3 – Lêzinha. 4 – Zé Miranda (in memoram). 5 – Marcos Maia. 6 – Diá Cassemiro. 7 – Não foi possível a identificação. 8 – Não foi possível a identificação. 9 – Edsom Batista Lopes. 10 – Quase não aparece mais é Carlos Ernesto.

Outro momento da Festa. Zé Miranda recebe das mãos de Dona Lourdes Barbosa o canudo simbólico de colação de grau. Vemos ao fundo D. Virgínea.

Parte de Queimadas vista da Pedra do Bico - Anos 80

Guia de Belmiro, a mãe de Marquinhos, de Camila, de Júnior, de Fabiana, foi uma das muitas pessoas que se encantaram com esse nosso trabalho e nos deu aquele apoio moral para continuarmos na luta, garimpando imagens de Queimadas que nos transporta para um passado de saudades. Obrigado Guia!

Mostrando a sua satisfação, ela nos cedeu a fotos abaixo, dentre outras que postaremos em momento oportuno, uma verdadeira relíquia de nossa Queimadas em formação. Veja:

Anos 80. Vista parcial da Rua Nova, do antigo Morro, da Odilom A. Barreto, Rua da delegacia, da Antiga Socal, da Rua de Seu Moura que ainda não era calçada, entre outros. As pessoas da foto são familiares de Guia.
A mesma foto em outro formato: Relíquia.

Todas as fotos são dos arquivos pessoais de Guia de Belmiro.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Anastácio Honório Maia



Ontem, 26 de Dezembro, homenageamos nesse espaço o ex-prefeito Saulo Ernesto pela passagem do seu 63º aniversário. A meu ver uma homenagem mais que merecedora primeiro, por ter sido ele um dos governantes do município e segundo, neste posto, o que mais realizou na cidade.

Hoje, 27 de Dezembro, é o dia do aniversário de outro grande queimadense, grande, porém, desconhecido de 9 em cada 10 conterrâneo seus. Estamos falando de Anastácio Honório Maia, o Dr. Maia (ele é tio do ex-vereador Arnaldo Maia), o engenheiro civil responsável pelas construções dos açudes de Boqueirão (Pb) e de Orós, no Ceará.

O interessante é que, nas pesquisas que fizemos, o encontramos sendo homenageado nas cidades cearenses onde ele trabalhou na obra do açude e aqui, na sua terra natal, nenhuma nota a respeito.

Foi um homem de prestígio na região nas décadas de 50 e 60, tendo inclusive, seu nome citado para ser o candidato a prefeito de Campina Grande em 1963, apoiado por Severino Cabral e o feito só não se realizou por manobras esquisitas da política de então.

Veremos abaixo um material extraído do livro Nacionalismo e Coronelismo de Josué Sylvestre, p. 402, que trás a cópia de um recorte de jornal da época em que Anastácio Maia é um nome citado para concorrer a Prefeitura de Campina, pleito para substituir Seu Cabral.


Recorte do Jornal Diário da Borboema de 19 de abril de 1963, que cita Anastácio Maia.
Esse é o homem aos seus 84 anos de idade (nascido em 27 de Dezembro de 1925), hoje residente em Brasília.
Matéria publicada na página da Internete do DNOCS - Ceará em o4 de agosto de 2008, no endereço eletrônico http://www.dnocs.gov.br/php/comunicacao/noticias.


Fotos com Anastácio Maia sendo homenageado no Ceará em 2008.
Matéria publicada no Blog Orós em 19 de junho de 2009, no endereço eletrônico http://portaloros.blogspot.com


Fotos com Anastácio Maia sendo homenageado no Ceará em 2009.

As fotos dessa matéria são do Blog de Orós - CE (http://portaloros.blogspot.com) e da página do DNOCS/CE na Internet (http://www.dnocs.gov.br/php/comunicaca
/noticias.php?f_registro=1428&f_opcao=imprimir&p_view=short&f_header=1&)

26 de Dezembro - Saulo Ernesto.

Hoje 26 de dezembro é o dia do nascimento de SAULO ERNESTO, o prefeito que mais fez por Queimadas em todos os tempos.

Saulo nasceu em 1946, conforme consta em sua certidão de nascimento que veremos abaixo:


Cópia do registro de nascimento de Saulo Ernesto.

A seguir algumas fotos dele:

Três momentos de Saulo Menino. Anos 50.

Final dos anos 60. O vice-prefeito mais jovem do Brasil.
1976, um prefeito inovador e empreendedor.
Material de campanha para deputado estadual em 1986.
Foto de 1998. Primeira derrota e agora o líder das oposições.
Anos 90. Eterno candidato a prefeito pelas oposições.
2004, a foto que apareceu na urna eletrônica. Enfim, ganhou o "velhinho trabalhador".
01 de Janeiro de 2005, discurso de posse.
Início de 2005, encontro com o velho líder do PSB, Miguel Arraes.
2005, primeiras reuniões do governo.
2007, o governo quase no fim.

Todas as fotos são dos arquivos pessoais de Saulo Ernesto.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Três fotos do Colégio de Zé Miranda

UMA TARDE NO JARDIM DE INFÂNCIA
Flagrante de uma tarde de brincadeira na Escola Professor José Miranda em 12 de Outubro de 1982. Arquivo Dedinha.
Um ano depois. A meninada se reúnem no antigo pátio da escola para uma apresentação em comemoração ao dia das crianças em 12 de Outubro de 1983. Arquivo Dedinha.
O dinâmico prof. Zé Miranda no meio dos alunos do curso primário de sua escola em 30 de Abril de 1980. Arquivo Dedinha.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Frei Damião em Queimadas 1988.

Grande procissão de Frei Damião pelas ruas de Queimadas em 14 de Março de 1988. Um mar de romeiros de todos os lugares da Paraíba acorreram para cá neste dia. Se não estou enganado, esta foi a última vez que o velho frade esteve por aqui . Arquivo Alysson Tavares.
Outra foto de Alysson Tavares que mostra Frei Damião em Queimadas no ano de 1988, agora ele aparece acompanhado pelas pessoas que auxiliavam na Igreja e autoridades locais.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

1976

Os Nomes da foto são: Biu Parasita, Biu Souto (vice-prefeito), Saulo (prefeito), Pina, Assis Maciel, Geraldo Pachú, Antonio Olímpio, Antonio Monteiro e Evilázio Tenório.

Os homens de Queimadas em 1976.
Eles foram eleitos em 15 de Novembro daquele ano.
A disputa para prefeito foi entre Saulo Ernesto, candidato da situação, apoiado por Tião, o prefeito da época, contra José Ribeiro de Albuquerque, que tinha sido prefeito em 1966 e dona Dulce, que tinha sido a prefeita em 1962.
O resultado do pleito foi o seguinte:
Saulo Ernesto - 3608 votos. O vice de Saulo foi Biu Souto, já falecido.
Zé Ribeiro - 1214 votos. O seu vice foi José Anchieta Pachú (pai de Zezé Anchieta - também já falecido).
D. Dulce - 432 votos. O vice de D. Dulce foi Miro Gonzaga, da Baixa Verde (também já falecido).
Um quarto candidato nesse pleito foi Fernando Gomes da Silva, conhecido como Fernando do Enchimento, que teve 55 votos.
Os vereadores eleito naquele pleito foram:
Evilázio Tenório, que fazia política na Zona Urbana (Rua) e nos Veléz.
Antonio Olímpio, representante do Castanho (área urbana e rural dessa localidade).
Assis Maciel, com base eleitoral no Ligeiro.
Antonio Monteiro, com base eleitoral no sítio Serrarias e na Rua.
Severino Pedro dos Santos (Biu Parasita), representante do sítio Olho d'agua e adjacências.
Geraldo Pachú, com base eleitoral no sítio Campinas.
Severino Pedro da Silva (Pina), representante de Capoeiras e Lutador.
DETALHE 1:
Todos os vereadores eleitos eram da base de Saulo Ernesto.
DETALHE 2:
Durante esse período deu-se o rompimento entre Tião e Saulo. Na eleição para deputado em 1978, eles já apoiaram candidatos diferentes.
DETALHE 3:
Quando do rompimento, dos sete vereadores, cinco ficaram com Saulo. Apenas Assis Maciel e Antonio Monteiro, ficaram com Tião. Quando da eleição de 82, o pleito seguinte, Saulo só contava com um vereador, Antonio Olímpio.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Imagens de Queimadas 1


A foto é de 1992, foi tirada para uma Feira de Ciências do Colégio de Zé Miranda. Ela mostra o antigo açude do centro da cidade, hoje soterrado e neste local fica o prédio do Master-Supermercado. Arquivo Dedinha.

Anos 2000. Vista de uma parte da Vila a partir da Boca do Boi. Arquivo Dedinha.

Anos 90, o famoso Beco de Dutra. A artéria já teve vários nomes. Este, era por conta de ficar ali a residência da vereadora Dutra. Arquivo Dedinha.

Carlinhos de Tião participa de debate na câmara de vereadores de Queimadas na campanha de 2008. Fonte: Folha do Cariri – Arquivo Quiel.

José Maria de Aguiar Leite ao lado de Severino Cabral e de Veneziano Vital. Zé Maria era forte nome para ser o primeiro prefeito de Queimadas. Ele morava no Sítio Macacos. Fonte: Jornal da Paraíba – Arquivo Quiel.

Dona Dulce discursa em comício de 1959. Fonte Livro de Josué Silvestre.

Família Ribeiro que nos anos 50 fazia política em Queimadas, onde eram donos da usina de descaroçamento de algodão. Eram aliados de Argemiro de Figueiredo. Fonte: livro de Josué Silvestre.


Flagrante da construção de uma barragem na zona rural de Queimadas, final dos anos 70. Arquivo Saulo Ernesto


Carlinhos de Tião aparece aqui ladeado por Zé Maranhão (governador ) e Wilson Santiago (deputado Federal). São João de Queimadas 2009.

Carlinhos de Tião. Esta foto foi do Correio da Paraíba de 06/10/08, que noticiou a vitoria dele em Quiemadas. Arquivo Quiel.

Material publicitário do 2º governo Tião em 1986. Fonte: Jornalzinho A notícia, Arquivo Quiel.

Este é Jacó Maciel correndo solto nas ruas do Ligeiro, a época um distrito em formação. Arquivo prof. Maurício.


A antiga “favela” de Seu Bertino as margens da BR 104. A área foi desapropriada por Saulo em 2005. Arquivo Dedinha.

Família Miranda (do Castanho). Vemos da esquerda para a direita: Maria José (hoje ela é Freira), Zé Miranda Filho, D. Maria Miranda (matriarca), Zé Miranda Pai, Severina, Carminha e Dão Miranda. Anos 50. Arquivo Severina Miranda.

Flagrante de uma procissão na Rua João Barbosa, início dos anos 70, ainda no tempo do Padre Bosco. Note alguns detalhes da rua: os antigos pés de castanholas que enfeitavam a “pracinha” ainda estão pequenos, as diferentes luminárias nos postes da via central e as fachadas das casas. Arquivo Alisson Tavares.

Por falar em Pe. Bosco, olha ele aí ao lado de uma criança que acabara de fazer primeira comunhão. Note o detalhe dos pés de ambos. Arquivo J. Miranda.

E por falar em 1ª comunhão, o menino da foto é Carlinhos de Tião no dia que recebeu esse sacramento. Fonte: Revista Cidades do Cariri (dez/2008). Arquivo Quiel.

Queimadas vista a partir das pedras onde ficam as antenas.

A imagem é de 1981. As pessoas da foto são provavelmente alunos do Colégio de Zé Miranda. Arquivo Dedinha.
Antiga Feira de Acari em 2006. Foto Marciano

Outro detalhe que se foi com o tempo, uma feirinha que existia em frente ao Banco do Brasil. Fonte: Folha do Cariri, Arquivo Quiel.

Queimadas, centro, em P&B, por volta de 2003. Fonte: Folha do Cariri, Arquivo Quiel.