Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

TATAGUAÇÚ 100.000 ACESSOS - PERSONAGENS DE NOSSA HISTÓRIA

POSTAGEM Nº 547
Manoel Lopes de Andrade - professor, sociólogo, poeta e político. Pode ser considerado o maior queimadense de todos os tempos. Foi um dos responsáveis pela criação da UFPB e pela industrialização da Paraíba. O BLOG TATAGUAÇÚ publicou uma postagem sobre sua vida no dia 27 de Julho de 2011 e quem não viu, pode conferir pelo seguinte link: http://tataguassu.blogspot.com.br/2011/07/o-cidadao-mais-ilustre-de-queimadas.html

Bietes Tavares e Seráphico Tavares, pai e filho, do sítio Baraúnas deste Município. Talvez pouca gente saiba quem foram estes dois  homens. Daí o papel da história para que eles não acabem no esquecimento. Foram ambos que trouxeram a primeira bola de futebol para Queimadas, bem no início dos anos 40. O segundo pediu o presente ao primeiro e assim foi fundado o futebol nessa terra. No dia 14 de Outubro de 2011 o BLOG TATAGUAÇÚ contou essa história. http://tataguassu.blogspot.com.br/2011/10/origem-do-futebol-em-queimadas.html

Francisco Ernesto do Rego e Veneziano Vital do Rego. Primos e contemporâneos fizeram política em Queimadas nos anos 50. O primeiro é o pai de Carlos Ernesto, avô, portanto, do ex-prefeito Saulo e o segundo é o pai de Vital do Rego, portanto, avô de Veneziano - atual prefeito de Campina.

Dulce Barbosa e Lourdes Barbosa duas irmãs que pareciam uma só pessoa. Foram professoras e políticas em Queimadas, mesmo sem a segunda ter assumido nenhum cargo eletivo.
Carlos Ernesto e Saulo Ernesto, pai e filho. O segundo entrou na política pelas mãos do primeiro e tratou de consolidar o nome da família. Saulo, nas duas vezes que foi prefeito de Queimadas, manteve o hábito de colocar nomes de pessoas de seu clã nos principais prédio públicos que ele construiu.

Maria Leal e Patrício Leal, irmão, naturais de Umbuzeiro-Pb. Se casaram em Queimadas, ela com Carlos Ernesto e ele com Beatriz Ernesto e assim deixam seus nomes na história dessa terra. D. Maria, por exemplo, era como se fosse a eterna primeira dama da cidade - uma mãezona. Tinha um respaldo moral equivalente ao de seu marido, S. Carlos.

Marieta Marinho e Aurizete Andrade Taveira - duas grandes mulheres com atividades comuns: foram parteiras e políticas. Ainda hoje seus descendentes participam ativamente da vida pública da cidade. 
Padre Oscar e Padre Lisboa. Estes dois homens foram quem mais tempo ficou a frente de nossa paróquia. O primeiro ficou de 1944 até 1963 (19 anos) e o segundo foi pároco de 1974 a 2000 (26 anos). Foram padres na verdadeira acepção da palavra.


Antonio Monteiro e Tião do Rego. O primeiro foi o único homem a ser duas vezes vice-prefeito nesta cidade e o segundo foi o único a ser prefeito três vezes. Eles sempre fizeram política juntos e o primeiro, nas duas vezes de suplência, fora exatamente do segundo.  
Jacó Maciel e Carlinhos de Tião, dois personagem emergentes de nossa atualidade política. Contemporâneos, um dia já estiveram juntos e hoje são ferrenhos adversários, podendo ir para o segundo embate consecutivo disputando a prefeitura de Queimadas. 
No BLOG de QUEIMADAS do dia 03 de março de 2012 contamos um pouco da história dessa disputa.

2 comentários: