Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Concluintes do Ernestão 1991.

Uma foto para recordações e saudades. Eis aí, uma representação da bela juventude queimadense do início dos anos 80, os alunos da 8ª série de 1981 que, concluiram o ensino ginasial e foram os pioneiros do ensino médio em Queimadas, isso em 82, uma conquista que teve muito a participação de Zé Miranda, o diretor de então e de Saulo Ernesto que na época o prefeito (lembrando que a escola era municipal).
Creio eu que a maioria das pessoas que aparecem na foto, hoje já passam dos 45 anos de idade , muitos não moram mais na cidade, outros até já faleceram, mas para aqueles que tiverem a oportunidade de acessar essa página, vão com certeza recordar essa etapa da vida. Não vou nomear nenhum, para não correr o risco de cometer falhas e, mais uma vez apelo para os amigos que porventura conheçam alguém.
Além das pessoas que aparecem na imagem, outro detalhe que chama a atenção são os nomes dos alunos escritos na madeira do telhado da escola, um costume da época, numa forma de registro da primeira turma que passou por aquela sala.
Portanto, se ache na foto e nos dê um retorno!
Arquivo: Dedinha.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

F Maia

As duas fotos abaixo fomos buscar nos arquivos de família de Arnaldo Maia, ex-vereador. A primeira do início dos anos 70, uma brincadeira de criança - os três filhos mais novos de Epitácio Maia - Mirian, Meire e Teo aparecem em um passeio de jumento pela Rua João Barbosa. Na segunda foto, bem particular, aparece Mirian Maia, hoje residente em Brasília.
Aproveitamos a foto para observarmos alguns detalhes do centro de Queimadas a 40 anos atrás.

O prédio por trás é onde hoje fica os estúdios da Rádio Queimadas FM.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Queimadas antiga.

As duas fotos abaixo nos transporta a um passado distante de nosso Município, anos 40 ou início dos anos 50. Não sabemos dos arquivos de quem elas são, nem tão pouco as pessoas que aparecem nelas . Chegou em nossas mão através de meu amigo Erivan fotografo. Apurei que elas são da construção da estrada que liga Queimadas a Boqueirão - o que não é possível dizer que seja uma informação absoluta, podendo ser também de 1944, ano em que passou a estrada Campina - Caruaru, hoje BR 104.
Mais uma vez pedimos a quem puder nos ajudar com informações extras sobre as imagens, que assim o faça, ficaremos gratos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Familia Alfredo

Documento nos fornecido pelo Sr. Luiz Alfredo (transcrito na integra) contando a história de sua família na cidade.

Casa da família na Rua Nova, hoje residência de Luiz Alfredo.

A família. Da esquerda para a direita: Luiz Alfredo, Lauro Leite (foi diretor do Ernestão e Sec. de Educação em Queimadas), Severino Alfredo (pai), d. Aurea Brígida (mãe), prof. Ana Maria e a também prof. Guia Leite.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Eu - 40 anos


No último dia 19, completei 40 anos de idade. Como não sou dado a esse tipo de comemoração, só lembrei do que estava acontecendo quando comecei a ser contactado por amigos e familiares, daí resouvi fazer uma postagem me auto homenageando.
40 é a certeza que estamos ficando velho e pouco a pouco vou me dando conta disso. Mais a espectativa e a meta é dobrar esse tempo. Então, para quem se interessar, aí vai alguns dos meus momentos nessa primeira etapa de vida.
Quem diria que aquele molequinho pobre, feinho, do sítio, filho de agricultor - fosse um dia ser alguém na vida. Aqui eu estava começando a estudar no Ernestão, 1981.

Ao lado de meu irmão mais velho Zé Luiz, em 1980. 1° comunhão. Eramos alunos de catecismo de d. Ziza Tavares Pachú, a esposa de Seu Abel do Olho d'agua.

1989 - novinho em folha.

1989 - fiz o caminho de muitos nordestino, deixei muitas coisas aqui e fui para o Rio. A foto acima é no Largo do Machado (RJ) trabalhando de copeiro.

Quadrilha Junina em Queimadas ao lado de Bujão. Por trás aparece Valdemir, o melhor maecador de quadrilha de Queimadas.

Participando das festa de concluintes. A moça na foto é Aurelíbia que hoje trabalha na adm. de Carlinhos.

Com Cláudia nos tempos de namorados.

Aula no Colégio Alternativo de Santa Cruz do Capibaribe -PE. Hoje sou supervisor do ensino de Ciências naquela cidade.

Aqui estou participando de uma festa de comcluintes em Barra de São Miguel quando trabalha por lá. A minha direita está Luci, atual prefeita de lá. A minha esquerda, em pé, Luciana - ex-secretária de educação da cidade e sentado Adailton (Dáu), ex-vice prefeito e hoje Sec. de Cultura da Barra.
Prestando homenagem a Zé Miranda por ocasião da missa de um ano de sua morte.

Ao lado de Marciano nos eventos da Secretária do Cultura da Cidade.

Entrevista a Paulo Zepa na Festa de Reis de 2006.

Entrevista na Rádio caturité de Campina Grande anuciando a Festa da Fava.

Discursando na abertura do Cursinho Pré-vestibular de Queimadas (primeira turma).

Ao lado de Saulo Ernesto quando fui seu Secretário de Cultura. Neste posto consegui dá minha contribuição para Queimadas, muito embora que com muitas dificuldes, inovamos com o show de rua na Festa de Reis, criamos o São João de Queimadas, fizemos a Festa da Fava, implatamos o Cursinho Pre-Vestibular da cidade. Nem todas as nossas ações teve prosseguimentos, coisas políticas.

Em João Pessoa ao lado do Vereador Fuba da Capital (a esquerda) e do organizador da Quadrilha Junina Virgens do Mandacaru. Intercâmbio cultural.

Na Festa da Fava ao lado dos participantes do concurso gastromômico.

Aqui apareço no palco do primeiro Festival de Violeiros de Queimadas, que ocorreu na abertura da Festa da Fava em 2005. Esse encontro de violeiros foi idealizado por mim para dá espaço a cultura popular em nossos eventos.

2003 foi um ano muito bom para mim em sala de aula quando trabalhei com 5ª séries e o mesmo se repetiu em 2009 quando trabalhei com os 3º anos do Ernestão e aqui encontrei muitos alunos que começaram comigo - se todas as turmas fosse assim não teria profissão melhor. Aqui fui flagrado por Iara no 3° D 2009.

No Site de Vitalzinho

Não sei explicar a satisfação que senti ao ver reproduzido, na página da Internet mantida pelo Deputado Federal Vitalzinho, a postagem que fiz por ocasião do falecimento de Vital do Rêgo, seu pai, postagem esta do sábado 09 de fevereiro de 2010.
Por que da satisfafação? 1° por saber que nosso trabalho está sendo últil e 2° por saber que estamos sendo acessados por bem mais pessoas e bem mais longe do que imaginamos, e isso só redobra a nossa responsabilidade.
Veja a imagem que comprova nossa afirmação:
É óbvio que não faremos a re-reprodução da matéria mais abaixo segue o endereço para que quizer acessar, lembrando também que pelo google (Blog tataguaçú) você chega nais fácil, lá está:

BLOG TATAGUAÇU - Vitalzinho - Deputado Federal - PMDB - Paraíba

Vitalzinho, Vital do Rêgo, Política, PMDB - Paraíba.
www.vitalzinho.com.br/.../2009-layout.php?..


http://www.vitalzinho.com.br/geral/2009-layout.php?subaction=showfull&id=1265724630&archive=&start_from=&ucat=35&

A Maternidade de Queimadas 2


Como já foi dito, apesar de fundada no governo Tião, a maternidade foi construída por Saulo e começou a funcionar por volta de 1980. Foi batizada como o nome de Beatriz Ernesto de Melo, a esposa de Dr. Patrício, falecida a 24 de Maio de 1977.

Aquela casa hospitalar foi um grande órgão de utilidade pública para a cidade enquanto funcionou, mas, não sendo prioridade no 2º governo Tião, tornou-se uma fundação e passou a funcionar com caráter particular, daí foi um passo para a entidade fechar as portas e em pouco tempo e a cidade ficou órfã de um órgão de saúde, e ainda hoje padece dessa necessidade. Veja algumas fotos:


1992 – preste a fechar as portas.


Talvez não exista imagem melhor para retratar o declínio a que chegou a maternidade do que esta. O prédio está com suas portas cerradas, em sua frente começa a se formar uma sucata e na hora do clique apareceu um carro transportando animais. Feliz coincidência captada pelas lentes do grande fotografo Erivan Miranda.


2005 – depósito de material de construção.



2009 – voltando a ter um fim nobre.