Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Blog Tataguaçú - ínício

BLOG TATAGUAÇÚ

Reviveremos a nossa história através de fotos, cujo objetivo nosso é publicar continuamente nesse blog. A empreitada será difícil, mas para isso contarei com o apoio de todos vocês, que assim como eu gosta desse tipo de reminicências. Será aqui, quase sempre uma página de saudades. Saudades dos velhos e bons tempos e que nós estávamos lá, coadjuvantes daqueles momentos eternizados apenas nas nossas lembranças e que aqui, eis a oportunidade de rememorá-las.

ASSIM APRESENTAMOS O BLOG TATAGUAÇÚ, O BLOG DE QUEIMADAS.

É com o exemplo da foto a seguir, que nos propomos trabalhar. Cada imagem será para os mais velhos, um momento de recordação, e para os mais moços, a oportunidade de conhecer como foi Queimadas, para aprender que tudo na vida é uma construção e uma evolução.



O crédito dessa imagem é do meu amigo Erivan (fotografo), que reproduziu-a a partir de um monóculo, modalidade de fotografia muito comum por aqui até o final dos anos 70.

A foto, provavelmente de 1980, retrata Queimadas em construção. Nela se ver quase todo o centro, com as ruas Santo Antonio (antigo Rabo da Gata) a rua João Barbosa (antiga Rua da Igreja) e a Rua Eunice Ribeiro. No outro flanco, vimos o antigo açude, com pouquíssimos imóveis em suas margens. Ver-se também a BR-104, a estrada de Boqueirão, o início da Rua Nova e a Rua da Delegacia. A Vila ainda não existe, e o que se nota é que ela ainda não havia sido loteada. No canto superior esquerdo, veja o Ernestão. Já está ali o “gigante de Queimadas”, bem fora e longe da rua, como dizia os críticos da época.

Nas imagens que se seguem você poderá fazer uma comparação na evolução de Queimadas por esses anos.


Esta foto do mesmo ângulo da anterior, provavelmente do início dos anos 2000, já retrata Queimadas bem formada.




Já nesta foto de 2007, do mesmo, note uma diferença no velho açude, agora tomado pelo prédio do Marter-Supermercado.

Vista Parcial da Vila em 2008.

Esta foto aérea é de 2004 com a visão quase total da Vila. Esse bairro que começou com lotes doados por Saulo Ernesto, prefeito da época, ou com terrenos comprados a João Basto. Levou menos de 20 anos para se formar.


Vista de Queimadas no sentido Leste, vista a partir da Pedra do Bico. Arquivo Marcelo Silva.


Vista da Vila a partir da Pedra do Bico. Arquivo Marcelo Silva.


Aspecto da serra de Queimadas, sentido Oeste/Leste, em 1993, mostrando a cidade a seus pés. Arquivo prof. Maurício.


Outra vista da Serra de Queimadas, sentido Leste/Oeste de 2006. Arquivo Quiel.



Um comentário:

  1. AS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS PARABÉNS, QUE CIDADE LINDA E QUANTO JÁ EVOLUIU.
    DA QUEIMADENSE: ELIZABETE FELICIANO

    ResponderExcluir