Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Seu Moura

Na postagem de ontem publicamos uma relíquia, uma foto do desfile cívico de 07 de Setembro de 1959. A imagem é rica em detalhes, como por exemplo, a rua da Igreja ainda em terra. Na primeira foto aparece dois militares, pessoas responsáveis por "ensinar os alunos a marchar". O primeiro é o Sargento Barbosa e logo atrás, vem Seu Moura.
Seu Moura, o pai de Dedinha, de Pepê, de Corrinha, de Toinho, de Suely, de Nena, de Ninô, de Saulo, de Sandra, de Nando (in memorian), de Biu (hoje Sargento do Exercito Nacional), de Sérgio, de Silvana, de ... Estes são os que eu conheço.
Seu Moura foi mais uma dessas pessoas "adotadas" por Queimadas. Aqui chegou para trabalhar no destacamento de polícia, conheceu Dona Salete e com ela constituiu a numerosa família citada acima, uma das mais tradicionais da cidade hoje.
Conheci Seu Moura em 81, nos ensaios para o desfile daquele ano, era ele que dava as instruções. Nunca vi tanta moral e brabeza num homem só. Até os mais bagunceiros tremiam quando se dizia "lá vem seu Moura".
Na realidade um pessoa boa, dada com todos, alegre e brincalhão em contraste com a rudeza com que seu trabalho exigia.
Abaixo, uma foto dele, datada de 20 de Maio de 1957, onde o próprio assina com o nome de Severino Frazão de Moura.
Fonte: Arquivos de Dedinha.

2 comentários: