Em nossa última postagem trouxemos um pouco da eleição municipal de 1959, de Campima Grande, a última em que Queimadas era Distrito. E, a cidade "participou", com pelo três bons nomes concorrendo ao cargo de vereador. Como já foi dito, nenhum deles se elegeu, mas ficando nas suplências, chegaram a assumir o cargo no parlamento mirim de nossa cidade-mãe. Foram eles: José Honório Maia, José Maria Ribeiro e Dulce Barbosa. Abaixo a fotos do três todas daquele ano:

José Honório Maia, assumiu uma cadeira na Câmara de Campina Grande em 10 de dezembro de 1959, apoiava o candidato a prefeito eleito. Seu pai, José Maia Filho, foi lider Liberal em 1930, em Queimadas. Sua família se mantêm na política de Queimadas ainda hoje por meio de Arnaldo Maia, seu sobrinho.

José Maria Vital Ribeiro foi o candidato de Vital do Rêgo em Queimadas naquele ano. Assumiu uma vaga na Câmara de Campina em 26 de outubro de 1960. Também foi candidato pelo lado vencedor, seu Cabral. Em 1962 foi prefeito nomeado de Queimadas. Ainda hoje se mantêm na politica da cidade.

Maria Dulce Barbosa, foi por muito tempo a principal representante na política local das tradicionais famílias queimadenses - tidas como as fundadoras do Município. Foi vereadora de Campina Grande por três legislaturas e em 1959 sofreu seu primeiro revés, muito embora tenha perdido a eleição para Deputado Estadual em 1950. Assumiu um vaga na câmara de Campina em 13 de dezembro de 1960.
Fonte: Josué Silvestre - Nacionalismo e Coronelismo, pag. 283.
Nenhum comentário:
Postar um comentário