Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Posse de Zé Pereira Jan. 89.

Quando dá eleição para prefeito de Queimadas do ano de 2000, um dos pleitos mais emocionantes e significativos de nossa história, um fator é de chamar a atenção: todas as pessoas que concorrerão a cargo eletivo naquela campanha, haviam sido; era naquele momento; ou seria, posteriormente, aliado de Tião. Isso mostra a força política do velho Mago da Guritiba, muito embora que muitas pessoas não aceitem tal fato, como também a fragorosa derrota que ele sofreu para Assis, naquele ano, não lhe tirou a condição de líder, apenas mostrou que um ciclo estava chegando ao fim.

Talvez o seu segundo governo (1983/1988) a frente dos destinos queimadenses, seja o que mereça mais atenção. Foi nesse período que ele se consolidou como liderança absoluta na cidade e, com certeza, em breve, um dos nossos estudantes universitários, vai dedicar seu trabalho de monografia a esse tema e se assim o fizer desprovido de qualquer paixão, sem bajulismos ou intrigas, fará um ótimo estudo sobre esse período que simplesmente delineou o futuro de nossa cidade e que seus reflexos se fazem notar até hoje.

Era “lenda”em Queimadas que Tião tinha um ciúme descomunal da cadeira de prefeito, mais chegado o ano de 88 estaria próximo de deixá-la. Para tal, segundo sua concepção, ali só poderia sentar uma pessoa de estrita confiança e os nomes não eram muitos. Dois de seus assessores diretos, Zé Pereira e Assis Maciel, se credenciaram ao posto, com condições iguais perante o “chefe” e a escolha coube aos amigos de Tião, que optaram pelo primeiro (existia naquela época certa rejeição ao Ligeiro).

Zé Pereira, tradicional agropecuarista local e oriundo de uma família que havia sobressaído pela força dos estudos, enfrentou um duro páreo, concorrendo contra Saulo Ernesto, nome que disputava com Tião “peito a peito” e que aglutinava em torno de si os descontentes com o prefeito de então. Prevaleceu à força do “Mago” que estava fazendo um bom governo e que tinha a força da prefeitura na mão. Ganhou Zé Pereira.

Recebemos de Adriano Figueiredo, organizador do Blog Retalhos Históricos de Campina Grande, imagens de uma reportagem do Diário da Borborema que mostra exatamente a posse de Zé Pereira no Cargo de Prefeito no ano de 1989. São flagrantes de nossa história que fazemos questão de apresentar nessa postagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário