Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

São João do Colégio Zé Miranda: recordações.

Tem mais de 30 anos a tradição, em Queimadas, de vestir a gurizada com os trajes típicos juninos e levá-los para brincar o São João na escola, festejos que ocorrem ano a ano, principalmente nos estabelecimentos privados. E tudo isso começou com Zé Miranda e Dedinha, no antigo Instituto que eles fundaram em Queimadas e depois se tornou a grande escola Prof. José Miranda.
Os guris de ontem, hoje na casa dos 30 anos de idade, estão fazendo o mesmo com seus filhos, levando-os para as mesma festa, com os mesmos trajes de época, mantendo assim a tradição, que continua firme, ainda por estes tempos. Nessa postagem, iremos trazer alguns desses meninos e meninas, todos da escola de Zé Miranda, flagrados participando desses momentos. Vamos ao que interessa:

O 1º São João agente nunca esquece!
29 de Junho de 1979 foi a data que a escola de Zé Miranda realizou seu primeiro São João, ele virou tradição e nos anos 90 era a maior festa do gênero na cidade. Infelizmente, o tempo levou tudo, só restando as lembranças, como essa duas fotos "pioneiras":

A 1ª pessoa (de amarelo) não foi possível identificar (a mesma já entrou em contato com o BLOG, mas, infelizmente perdemos seu endereço, se possível entrar em contato novamente), seguindo temos: Verônica (bioquímica), Paula de Raminha(morando no Maranhão), Nena de seu Moura (professora), Selma (comerciante do ramo de roupas), Patrícia de Zé Gomes (comerciante do ramos de restaurante) e Guega de Duda (já falecido).

Nesta foto, também de 29/06/79, só foi possível a identificação de Luciano, filho de Bezinha, no centro.

Pedala Robinho!!!
Em três imagens diferentes lá está Robsom Germano, filho de Marlete (da cantina do Ernestão). Robinho é hoje, em Queimadas um dos maiores entendidos no ramo de computação, principalmente no área de Internet.
Nessa primeira imagem lá está ele ladeado por duas lindas primas. A da sua esquerda é Miriam, esposa de Bebeto.
Ele, sua professora do maternal, Geni e seu par - que não foi possível identificarmos.
Ele com Michele, filha de Lêzinha.
Fideles em dose dupla:
Fideles, filho de Ailtom Barbudo, hoje empresário do ramo de carnes na cidade, também foi um dos guris queimadenses que deram seus primeiros paços de dança na escola de Dedinha. Aqui ele não se fez de rogado, puxou Aline , filha de Sibiu, pelo braço e caiu dentro da festa...

...Só parou para uma pose.

Dá-lhe Ivânia!!!
Ivânia, filha de seu Ivandro e dona Maria, atual secretária de finanças do governo Carlinho, também se divertiu nos antigos arraiais promovidos por Zé Miranda e organizado por Dedinha. Veja as duas fotos abaixo:
Ela aqui, ao lado de Nielson, filho de Lourdes, hoje empresários no Maranhão, por volta de 1990.
Agora ela aparece ao lado de sua sobrinha Delis, grande professora, filha do vereador Totoi, em 23 de Junho de 93.

Sem perder tempo, a meninada se divertia ...
Essa é Crinstina, filha da professora Dorinha, no São João de 1989.
Agora temos Kiara Lígia, filha de d. Esmeralda fazendo par com Gleubevan, filho de Vanda, ainda nos anos 80.
Marcos Flávio Frazão, filho de Lezinha, todo prosa ao lado de Petrucia, filha da professora Gracinha.
Mônica, hoje professora de ed. física, filha de Aderval, faz par com Jó Negão no final dos anos 80.
E aqui não foi possível identificar esse belo par arrastando o pé na palhoça da escola.
Mantendo a tradição:
Na foto abaixo as professoras Nena e Neta pousa com sua de jardim de infância que brincaram o São João (infelizmente não foi possível apurar em que ano se deu este momento). Os alunos, da esquerda para a direita são: Alex (filho de Pepe), uma menina que não foi identificada, Keli (filha de Dalva), Fernanda (filha de Inácio de Olímpio), Betinho (filho de Antonio Monteiro), Tiquinho (filho de Clemilda), Daniele, Ivanice, Junior (filho de Batista) e no canto, aparecendo só um pedaço do rosto, Aléx (filho de Cibiu)
Aqui veja: Luan (filho de Luciano), Celina (filha de Isac da Celb), não foi possível a identificação do terceiro menino, Cássia (filha de Louro enfermeiro) e Tafarel (filho de Gil de Zé Geraldo).

Finalizando, aí está Hugo (filho de Zé Miranda e Dedinha) ao lado de Letícia (filha de Inaldete).

Agradecemos a Dedinha pela cessão das fotos e pelas informações.

3 comentários:

  1. É sempre bom recordar um passado de alegria e festividades. Parabéns por seu trabalho de resgatar a cultura de nossa cidade. Precisamos de coisas desse tipo ao invés da violência noticiada diariamente pelos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Aqui estou eu mais uma vez sou a 1ªpessoa de vestido amarelo como e bom rever a minha infância. parabens.

    ResponderExcluir
  3. Quantas felicidades encontro aqui, estou revendo tambem minhas queridas primas Ivânia filha de tio Evandro irmão da minha mãe e Patricia filha de tio Zé Gomes.

    ResponderExcluir