Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Escola Miranda anos 80

Zé Miranda sempre acalentou o sonho de ter uma estabilidade financeira. Tentou alguns negócios e por fim, arriscou tudo numa "escola particular" (termo usual até pouco tempo). Foi assim que ele fundou seu próprio estabelecimento de ensino, por volta de 1976. Tímida, a 'escolinha' começou a funcionar em uma sala cedida por D. Virgínea, sua madrinha, dividindo o espaço com a escola de datilografia dela. Depois ele mudou-se para Rua Eunice Ribeiro (saída para Campina Grande), funcionando em uma salão que antes fora um cinema. Até por fim, se estabelecer a Rua Odilon Almeida Barreto (que deveria se chamar Rua Professor José Miranda), em um prédio cedido pela prefeitura, digo, Saulo Ernesto.
Aí a escola cresceu. Foi Instituto, Escola Universal e Colégio Professor José Miranda, nome que conserva até hoje, mesmo tendo se tornado uma escola pública.
A ideia da escola era sempre dotar seus alunos de um ensino de boa qualidade aliado a uma educação renovadora, paltada na absorção das novas tendências e tecnologias educacionais. Nos anos 90 foi a principal escola da cidade.
Vamos a algumas imagens da escola nos anos 80 - o ponta pé inicial.

Nota: AS FOTOS DE NOSSA SEQUÊNCIA DE HOJE SEMPRE TRÁS MUITA GENTE, QUE, NÃO FOI POSSÍVEL A IDENTIFICAÇÃO. ASSIM, SE VOCÊ SE ACHAR NA FOTO OU CONHECER ALGUM QUE NELA ESTÁ, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, FAREMOS UMA REPUBLICAÇÃO DA IMAGEM CITANDO ESSES NOMES.

Foto de 1978 - é histórica. Zé Miranda teve sempre a preocupação de registrar todos os eventos de sua escola, o que hoje, esse acervo, se constitui num dos maiores arquivos sobre a educação de Queimadas. Porém, a foto abaixo foi a primeira delas.
12 de Outubro de 1980 - Zé Miranda vai prá galera. Era assim seu jeito, meio populista.
Outra foto de 1980 - Dedinha, que sempre foi uma incansável guerreira na luta pela consolidação da escola, prepara o aniversário de um aluno que seria realizado no próprio colégio, moda que começou por aqui.
Foto de 1981 - os alunos do turno da manhã (o ginásio) se concentra no pátio da escola.
A mesma galera de 81, em outro ângulo: hora do recreio.
Mais uma vez em 81, agora o turno da tarde (o primário). A petizada brinca nas festas infantis da escola.
Em outra imagens, também de 81, Mais festa no turno da tarde. Note que já naquela época era "nove mulher para um homem".
Outro aniversário na escola com a presença de todos os coleguinhas de sala. Obra de Dedinha. A foto também é de 1981.
12 de Outubro de 1982, Zé Miranda conversa com uma de suas turmas.
12 de Outubro de 1982. Bolo para a festa do dia das crianças.
12 de Outubro de 1982. Pausa nas aulas para comer bolo. É a criançada em festa.









4 comentários:

  1. quem ver estas fotos com certeza se emociona.

    ResponderExcluir
  2. Ezequiel estou muito feliz muito emocionada eu estou na primeira foto em preto e branco da esquerda para a direita a terceira garotinha sou eu e um maximo, fantartico.INESQUESIVEL!

    ResponderExcluir
  3. QUIEL OLHEI MUITAS FOTOS MAIS NAO CONSEGUI VER A MINHA NO ANO 1994 A SETIMA SERIE

    ResponderExcluir
  4. Amigo (a) como VC assinou como anônimo, fiquei impossibilitado de lhe ajudar.

    ResponderExcluir