Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

HOMENAGEM A ZÉ MIRANDA

Fazem 8 anos que Zé Miranda morreu. Foi em 2002, ano de eleição com este. Ele estava engajado na campanha dos “irmãos coragem”, como era intitulado Veneziano e Vitalzinho candidatos, respectivamente, a deputado federal e a estadual, para aquele pleito. Como era costume, Miranda fazia planos, diante das promessas que vinha de seus correligionários, dada a aproximação que tinha feito com estes, o que irradiava confianças e cordialidades. Porém a fatalidade aconteceu e numa noite de quinta-feira (22 de Agosto), quando voltava de Campina Grande, no Ligeiro, é surpreendido por um automóvel que vem no sentido contrário e choca-se com seu carro. Miranda sofre vários traumatismos, não resiste aos ferimentos e morre 6 dias depois no hospital Antonio Targino, em Campina Grande. Queimadas ficara órfã de um dos seus maiores educadores.
Como nossa cidade não é dada a fazer homenagens a quem verdadeiramente merece, visto que nem uma rua em nosso perímetro urbano tem seu nome. Usaremos esse humilde espaço para não deixar que essa memória desapareça completamente, mesmo que seja do agrado de muitos.
Durante todo esse mês de Agosto usaremos essa página para falar de Zé Miranda, faremos uma pequena retrospectiva dos passos por ele vivido, trazendo também, em especial, alguns momentos de sua escola, que era a extensão de sua vida.
Aqui vai nosso agradecimento a alguns de seus familiares que nos ajudou ou vem ajudando na composição desse material: Dedinha, sua esposa (muito embora eles estarem separados na época do acontecimento); Dão Miranda, seu irmão; Severina Miranda, sua irmã; Hugo Miranda, seu filho; Jair Junior Miranda, seu sobrinho; Lamartine Miranda, seu sobrinho. Dentre outros.

Nascido em 11 de Fevereiro de 1956, nesta foto ele tinha alguns meses de idade. Veja como era os trajes da época.
Miranda em 1959 pousa com uma bola, presente de sua madrinha, D. Virgínia.
Querendo tocar violão. O ano é 1960 - mais um brinquedo, presente de sua madrinha.
1965 - a 1ª comunhão.
Família Miranda em 1966. Da esquerda para direita vemos: Severina Miranda, Zé Miranda (filho), D. Maria Miranda (matriarca), Zé Miranda (pai), Carminha Miranda, Mª José Miranda (freira) e Dão Miranda.

JOSÉ MIRANDA E SUA VIDA ESCOLAR
Zé Miranda começou seus estudos com a professora Adiles Flor Barbosa (mãe de Anunciada, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e terminou o primário no Grupo Escolar José Tavares. Fez o curso ginasial no Colégio Dulce Barbosa e o cientifico (hoje o ensino médio), no Estadual da Prata, em Campina Grande.

Nesta foto ele aparece recebendo de D. Loudes Barbosa um condecoração em homenagem a sua conclusão da 8ª série. Tor tras aparece D. Virgínia, sempre lhe acompanhando de perto. Ele foi membro da 1ª turma concluinte da Escola Dulce Barbosa, em 1972.
A sua truma concluintes de 72 - Colégio Dulce Barbosa. Ele é o segundo, da esquerda para direita (trás).
Tres carteiras de estudantes de Zé Miranda em diferentes fases da vida de estudante.
VEJA MAIS FOTOS DE ZÉ MIRANDA PROXIMA POSTAGEM.
Nota: Quem tiver qualquer material sobre Zé Miranda, nos ajudaria bastante na composição dessa homenagem. Ficaremos gratos com sua participação.




Um comentário:

  1. muito bem merecida homenagem a um homem que foi muito criativo, ativo, e ousado.

    ResponderExcluir