Nossa sequência de fotos de hoje trás uma séries de retratos de pessoas da cidade, em várias momentos e situações diferentes, mas, todas com uma característica comum: foram imagens feitas em nossas ruas, tendo como cenários uma Queimadas que se foi com o tempo.
Nessas fotos os bons observadores vão ter uma ideia, embora vaga, como era alguns dos principais logradouros da cidade até pouco tempo e assim fazer uma interessante comparação como esses lugares são na atualidade. Os saudosistas vão ter uma bela oportunidade de rever alguns pontos que hoje são existem em nossas lembranças.
NOTA: as imagens não obedecem a uma sequência cronológica.
NOTA: as imagens não obedecem a uma sequência cronológica.
Foto 1:
Seu Américo, ele que foi o primeiro técnico em eletrônica e um dos primeiros eletricista da cidade, em foto de 1980 em frente a sua residência, na Rua Eunice Ribeiro.
Seu Américo, ele que foi o primeiro técnico em eletrônica e um dos primeiros eletricista da cidade, em foto de 1980 em frente a sua residência, na Rua Eunice Ribeiro.

Filhos de Seu Américo (o da foto anterior) caminham as margens da BR-104 na entrada da cidade, sentido Campina Grande, em 1980. Note no detalhe um velho casarão amarelo que fez parte dessa paisagem por muito tempo, era a residência de Zé Domingos, conhecido também como Domigão, o avó do vereador Ricardo Lucena.

As ruas vazias ou pouco movimentadas do centro da cidade serviam até de "campo de futebol" para a garotada local, como se ver nesta foto do meado dos anos 80, no Largo da Matriz, entre a Igreja Católica e o Clube Social. Veja como era o antigo prédio paroquial, veja ainda o antigo bar de Ernando da Baixa Verde, onde tinha uma sinuca e ao fundo a barraca de João da Barraca. As crianças que aparecem na foto são (esquerda para direita): David, neto de d. Erotildes, hoje residente na Bahia; Benildo de Zé Fortes, esposo da professora Simone; e Robério, filho de Maria Isabel, hoje residindo em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Mesmo desfocada, a imagem é um excelente resgate histórico. Ela talvez seja o único registro que ficou do antigo terminal rodoviário da cidade (o prédio ao fundo) construído por Saulo Ernesto (no local hoje fica um supermercado e alguns bares). A moça da foto é Roberta Monteiro, mãe de Adriann Monteiro, jovem talento da atualidade queimadense, o homem do BLOG QUEIMADAS CULTURAL.
A imagem é provavelmente de 1982 na entrada da Rua Eunice Ribeiro. Nesse local, a esquerda, onde só se ver mato, é onde hoje está o posto São José.
Outra foto de 1980 e novamente da Rua Eunice Ribeiro, observe nos detalhes das muretas das casas. Não foi possível identificar a pessoa que aparece na imagem.

Zé Miranda, Sonia Aquino e Zé Pereira na Rua João Miranda no final dos anos 90.

Outro resgate histórico. Agosto de 1981. Entrada da cidade no sentido Caruaru. Sem comentários.Não foi possível identificar a pessoa que aparece na foto.

Chiquinha, mãe de Maurício Xavier, abraça seu filho Maurílio, que vai viajar para o Rio de Janeiro. Veja os detalhes da Rua José Braz de França em 1987. Na foto também se ver parte da Vila. A citada rua, era a época, o principal acesso para o bairro da Vila.

Pequena concentração de amigos do professor Maurício Xavier, em frente a sua residência, a Rua José Braz de França, em 1982.

Filhas de Déde de Zé Gomes, netas de Seu Américo, em uma foto do meado dos anos 80 na Rua Eunice Ribeiro.


Filhos de Seu Moura e de Zé de Bastos, em frente a residência do último, na Rua Demostenes Cardoso, no início dos anos 80.

Esta foto é precisamente do dia 19 de Julho de 1991. As duas jovens (que infelizmente não lembro os nomes), estão às margens da BR-104, onde hoje é a Blitz.

Esta foto é precisamente do dia 07 de Agosto de 1992. A jovem de bicicleta, está próximo a panificadora São Jorge. Veja que por trás dela, antes da BR-104, tinha um jardim, este era cuidado por dona Naninha da Padaria citada.

Estamos agora na Rua Cônego Oscar em 1986. A foto, em que aparece Paulo da Itapemirim, junto com Beta, sua esposa (já falecida) e duas de suas filhas, é na pracinha que fica em frente a Igreja Universal. Veja que por trás da casas, no pé da serra, não havia residências.

Foto 16:
Foto de Dalvanira Cardoso no desfile de 7 de Setembro de 1985 passando pela Rua Eunice Ribeiro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário