Pesquisar este blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Povo na Rua

Nossa sequência de fotos de hoje trás uma séries de retratos de pessoas da cidade, em várias momentos e situações diferentes, mas, todas com uma característica comum: foram imagens feitas em nossas ruas, tendo como cenários uma Queimadas que se foi com o tempo.
Nessas fotos os bons observadores vão ter uma ideia, embora vaga, como era alguns dos principais logradouros da cidade até pouco tempo e assim fazer uma interessante comparação como esses lugares são na atualidade. Os saudosistas vão ter uma bela oportunidade de rever alguns pontos que hoje são existem em nossas lembranças.

NOTA: as imagens não obedecem a uma sequência cronológica.

Foto 1:
Seu Américo, ele que foi o primeiro técnico em eletrônica e um dos primeiros eletricista da cidade, em foto de 1980 em frente a sua residência, na Rua Eunice Ribeiro.
Foto 2:
Filhos de Seu Américo (o da foto anterior) caminham as margens da BR-104 na entrada da cidade, sentido Campina Grande, em 1980. Note no detalhe um velho casarão amarelo que fez parte dessa paisagem por muito tempo, era a residência de Zé Domingos, conhecido também como Domigão, o avó do vereador Ricardo Lucena.
Foto 3:
As ruas vazias ou pouco movimentadas do centro da cidade serviam até de "campo de futebol" para a garotada local, como se ver nesta foto do meado dos anos 80, no Largo da Matriz, entre a Igreja Católica e o Clube Social. Veja como era o antigo prédio paroquial, veja ainda o antigo bar de Ernando da Baixa Verde, onde tinha uma sinuca e ao fundo a barraca de João da Barraca. As crianças que aparecem na foto são (esquerda para direita): David, neto de d. Erotildes, hoje residente na Bahia; Benildo de Zé Fortes, esposo da professora Simone; e Robério, filho de Maria Isabel, hoje residindo em Santa Cruz do Capibaribe-PE.
Foto 4:
Mesmo desfocada, a imagem é um excelente resgate histórico. Ela talvez seja o único registro que ficou do antigo terminal rodoviário da cidade (o prédio ao fundo) construído por Saulo Ernesto (no local hoje fica um supermercado e alguns bares). A moça da foto é Roberta Monteiro, mãe de Adriann Monteiro, jovem talento da atualidade queimadense, o homem do BLOG QUEIMADAS CULTURAL.
A imagem é provavelmente de 1982 na entrada da Rua Eunice Ribeiro. Nesse local, a esquerda, onde só se ver mato, é onde hoje está o posto São José.
Foto 5:
Outra foto de 1980 e novamente da Rua Eunice Ribeiro, observe nos detalhes das muretas das casas. Não foi possível identificar a pessoa que aparece na imagem.
Foto 6:
Zé Miranda, Sonia Aquino e Zé Pereira na Rua João Miranda no final dos anos 90.
Foto 7:
Outro resgate histórico. Agosto de 1981. Entrada da cidade no sentido Caruaru. Sem comentários.Não foi possível identificar a pessoa que aparece na foto.
Foto 8:
Chiquinha, mãe de Maurício Xavier, abraça seu filho Maurílio, que vai viajar para o Rio de Janeiro. Veja os detalhes da Rua José Braz de França em 1987. Na foto também se ver parte da Vila. A citada rua, era a época, o principal acesso para o bairro da Vila.
Foto 9:
Pequena concentração de amigos do professor Maurício Xavier, em frente a sua residência, a Rua José Braz de França, em 1982.
Foto 10:
Filhas de Déde de Zé Gomes, netas de Seu Américo, em uma foto do meado dos anos 80 na Rua Eunice Ribeiro.

Foto 11: Mesmo desfocada, a foto retrata parte do Largo da Matriz, em frente ao Clube Social em 1982. Veja que o Clube tinha uma mureta, característica das construções da época.
Foto 12:
Filhos de Seu Moura e de Zé de Bastos, em frente a residência do último, na Rua Demostenes Cardoso, no início dos anos 80.

Foto 13:
Esta foto é precisamente do dia 19 de Julho de 1991. As duas jovens (que infelizmente não lembro os nomes), estão às margens da BR-104, onde hoje é a Blitz.

Foto 14:
Esta foto é precisamente do dia 07 de Agosto de 1992. A jovem de bicicleta, está próximo a panificadora São Jorge. Veja que por trás dela, antes da BR-104, tinha um jardim, este era cuidado por dona Naninha da Padaria citada.

Foto 15:
Estamos agora na Rua Cônego Oscar em 1986. A foto, em que aparece Paulo da Itapemirim, junto com Beta, sua esposa (já falecida) e duas de suas filhas, é na pracinha que fica em frente a Igreja Universal. Veja que por trás da casas, no pé da serra, não havia residências.


Foto 16:
Foto de Dalvanira Cardoso no desfile de 7 de Setembro de 1985 passando pela Rua Eunice Ribeiro.
Foto 17: Jair Júnior de Miranda, hoje pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, residindo em Mossoró-RN, em 1983, no quintal da casa de seus pais, que dava para a Rua do Castanho. A casa grande ao fundo, é onde hoje fica o posto do PSF da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário