Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Adutora de Queimadas - anos 90

ESSA É NOSSA POSTAGEM DE Nº 300!

Nossas últimas postagens fora sobre água. Ora quando mostramos fotos da construção do açude de Boqueirão, o reservatório responsável pelo nosso abatecimento; ora quando mostramos cópias de um material publicitário do governador Ronaldo Cunha Lima, quando entregava a Campina Grande (e também a Queimadas) as obras concluídas da 3ª adutora de Gravatá/Campina.
Como já foi dito, a referida obra também beneficiou Queimadas, quando um braço da adutora chegou até aqui trazendo a nova caixa d'agua da Serra e a caixa d'agua do Castanho, aliviando a população local que a época sofria constantemente com a falta d'água nas torneiras.
Em tempo: as primeiras torneiras que jorraram água em Queimadas só se abriram por volta de 1968. No meado dos anos 70 a cidade ganhou uma acanhada adutora e uma caixa d'agua na Serra, sendo que população urbana a época não passava de três mil pessoas, e desses, nem todos tinha água saneada em casa, a exemplo de parte do Castanho (na rua Cônego Oscar, a altura, hoje, da Escola de Geni, havia um chafariz que fornecia água para a população daquele bairro). No início dos anos 90 os moradores da "rua" já passavam dos 11 mil habitantes e a estrutura de distribuição de água continuava a mesma dos anos 70. Sendo assim não era de se estranhar que o abastecimento d'água por aqui entrasse em colapso. Foi o que aconteceu.
Foi quando o governador Cunha Lima construiu essa magnífica obra que beneficiou todos os queimadenses.
Três fotos da caixa 'água da Serra construída por R.C.L. Imagem de 1995 dos arquivos de Dedinha.


Veja nesta foto ("Morro" da antiga matança no pé da serra, próximo a 'Pedra o Bico') canos da primeira adutora de Queimadas. Em vários pontos da cidade, casas foram construídas sobre eles.
Nesta foto (histórica por fazer parte do livro de Antonio Carlos e já apareceu algumas vezes no BLOG), as pessoas estão sobre a laje da primeira caixa d'água da cidade. Populares também usavam essa espaço para prática de esporte, como o karatê e também para outras atividades menos lícitas.

Um comentário: