Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O bilhete de Hortêncio Ribeiro

Nos arquivos de Arnaldo Maia descobrimos uma interessante correpondência. Um bilhete de Hortêncio de Souza Ribeiro endereçado a José Maia, tratando dos honorários do primeiro correpondente a uma causa jurídica no ano de 1945. A missiva nos dá uma idéia de como era a justiça da época.


Clique nas imagens para ampliar.

Abaixo,vamos a compilação do texto:

Amigo José Maia

Com saudações amistosas lhe venho avisar que João Galdino Barbosa, conhecido por João Remígio, denunciando em virtude do fato ocorrido no lugar José Velho – vai ser absorvido.

Conversei com Procópio a respeito da absolvição do recomendado dele, tendo ele me afirmado que, o João Galdino ou Remígio me gratificaria.

Assim gostaria que o [amigo] desse uma penadinha por mim no sentido de que o João pagasse os serviços que lhe prestei.

Lembre-me a Donzinha e seus filhos e receba um abraço de

Hortêncio de Souza Ribeiro.

Campina Grande, 8.11.945.

EM TEMPO: José Maia, o avó de Arnaldo Maia, foi grande liderança local nos anos 30 e 40. Em breve estaremos trazendo uma postagem com mais detalhe sobre a vida desse importante queimadense.
Hortêncio de Souza Ribeiro, foi jornalista, poeta, escritor, político e um dos maiores advogados de Campina Grande no período anterior a 1950. Ele nasceu em 31 de Janeiro de 1885, em Campina e faleceu em 16 de Agosto de 1961 na mesma cidade.. Seus pais eram José Maria de Souza Ribeiro e Minervina de Miranda Lima Ribeiro.

Foto dele no auge de sua condição física e intelectual nos anos 30.
Capa do livro com a coletânia de suas principais crônicas escrita para o períodico católico da Capital do Estado, "A imprensa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário