Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A posse de Zé Ribeiro

José Ribeiro de Albuquerque Júnior tomou posse como prefeito de Queimadas em Fevereiro de 1967 e ali ficou até o final de 1969. A imagem abaixo mostra um momento do ato.
Na foto, foi possível identificar as seguintes pessoas: Veneziano Vital (1º a esquerda); a senhora é d. Azinha; Odmar Agra, ao microfone; Severino Amaro, o vice-prefeito, por trás de Odmar, a esquera; José Ribeiro, o prefeito empossado; Augusto Bezerra, de chapéu; Vital do Rêgo, de óculos escuro; e Tarcísio Cartaxo, de terno branco. Agradecemos a Erivan Miranda pela cessão da foto e a Zé Maria Ribeiro pelas informações.
A eleição de 1966 se realizou no dia 15 de Novembro e a chapa Zé Ribeiro/Severino Amaro obteve 1380 votos contra os 1268 votos de Camões, de acordo com dados do TRE-PB, como se ver abaixo (clique na imagem para ampliar).
Outros números do mesmo pleito. Veja que foram os candidatos a vereadores, de acordo com o TRE-PB (clique na imagem para ampliar).
NOTA 1: a liderança política na cidade, do grupo vencedor, era exercida pelo sr. Antonio Vital do Rêgo, jovem Deputado Federal de largo prestígio na região (Vital fora o autor da lei que emancipou Queimadas).
NOTA 2: Zé Ribeiro era cunhado de Veneziano (major Veneziano, como era mais conhecido), sua esposa Eutícia Vital do Rêgo Ribeiro era irmã deste. Sua eleição marcou a entrada na prefeitura local da família Vital/Ernesto/Rêgo de onde eles nunca mais saíram.
NOTA 3: essa eleição também marcou a entrada na política de Sebastião de Paula Rêgo, Tião (o pai do atual prefeito) uma aposta de Carlos Ernesto, de quem era primo, para contrapor ao peso político dos 'Vital do Rêgo', embora fossem aliados. Com um lastro de 601 votos, 23% do total, o dobro o 2º colocado e quase a metade da votação dos candidatos a prefeito, Tião ganhou coragem e força para novos voos, partindo para disputas solos, muitas delas, até, contra seu grupo familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário