Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Zé Velho.

Numa olhada desprenteciosa em algumas páginas do Orkut, da comunidade de Queimadas, descobri a foto que segue postada abaixo. Aos meus olhos apareceu uma imagem nova, porém familiar, e diante dela fiquei ‘matutando’, querendo descobrir ou lembrar, que “cidade” era aquela?

Mirei em alguns pontos para me dar uma referência, nada. Vi a pista e a silhueta de uma grande cidade ao fundo, estava próximo a descobrir! Mas, custava acreditar que aquela imagem era de uma área rural de Queimadas.

Pois é, depois de algum tempo me convenci, era mesmo uma parte do sítio Zé Velho. Zona Rural com aspecto e elementos urbanos. Ruas definidas dentro do “mato”, coisas de Queimadas.

Resolvi publicar a foto exatamente para mostrar a muita gente que assim como eu, não conhecia essa realidade, muito embora sem ter feito uma pesquisa prévia para saber mais detalhe sobre a área, como um nome específico do local, quais famílias habitam ali e até como começou esse conglomerado. Com a palavra qualquer amigo que puder nos ajudar.


Ainda descrente, me convenci definitivamente que ali era o Zé Velho ao ver esse outra foto, também do Orkut, em que aparece uma aluna nossa, Ruth, do 3ª ano 'D'/2011, Ernestão Manhã, onde ela está na 'Pedra Comprida' do Zé Velho, tendo como cenário a mesma imagem da foto anterior.
OUTRAS IMAGENS DO ZÉ VELHO

Foto em que aparece outra área do Zé Velho, agora ás márgens da BR-104. Note que o local também é densamente habitado. A imagem é de 2011.
Um ângulo próximo ao da foto anterior, numa imagem de Junho de 2009.
Outro ângulo para mostrar a mesma área.
Foto feita as márgens da Rodovia BR-104 em Abril de 2009 em que mostra a chegada ao Zé Velho de quem viaja no sentido Campina Grande/Queimadas.
Área do Zé Velho conhecida com "Zé Velez" na entrada para o sítio Guritiba.

3 comentários:

  1. Belo Trabalho !!
    Confeso que acesso poucas vezes, mas cada vez é sempre um encanto. Fico Feliz de poder cohecer a história da minha raiz, que foi esquecida por muitos anos e que tem a oportunidade de ser contada hoje por uma pessoa tão sábia como o exelente Professor Ezequiel! Sem dúvidas é um perfeito trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ellen! Fiquei envaidecido com suas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado você,por tornar rico os nossos conhecimentos! Cada vez que leio, é como se estivesse viajando no tempo de novas descobertas, com a narração de sua voz!!!Uma vez que fui sua aluna,sempre é importante saber que nunca deixarei de aprender com sua experiência.

    ResponderExcluir