Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Retratos queimadenses

Uma foto no centro de Queimadas em 23 de Agosto de 1959. Note que a Rua ainda não era calçada. Infelizmente não foi possível identificar as pessoas que aparecem na foto nem o destino do caminhão (mais uma vez apelamos para a ajudar de nossos amigos). A foto é do álbum de família da professora Ziza Tavares, do Olho d'Água. Ela sim aparece na imagem: é a primeira a esquerda, de preto.
Povo da Baixa Verde: a foto é do dia 27 de Janeiro de 1959, retrato da vida cotidiana rural daquela época, em especial a lida com o gado. Os jovens que aparecem são José e Hosman, irmãos de Nando, do Fluminense da Baixa Verde.
Nota: a pecuária sempre foi a principal atividade econômica do sítio Baixa Verde desta cidade e a comunidade ainda é uma das principais produtora de leite da região.
No mesmo dia (27/01/59), talvez o mesmo fotografo, fez esse flagrante peculiar: jovens da Baixa Verde, alunos da professora Ziza Tavares (centro de óculos), são fotografados em um momento de descontração. Note um detalhe nas mãos de alguns deles, espigas de milho. Era um tempo em que se debulhava toda safra de milho a mão.
A jovem da foto é Maria Tânia Marques de Souza, mais conhecida como Tânia Barandão. Da tradicional família Miranda do Castanho, era esposa de Elias Barandão (portanto, sogra de Marcos do Campo). Faleceu em 04 de Agosto de 1979.
A referência para essa foto é o Sr. José Tavares, antigo comerciante da cidade de Queimadas. Da esquerda para a direita temos: Ziza Tavares (prima de Zé Tavares), Maria Tavares (irmã de Zé Tavares), Pepê (filho de Zé Tavares) e Hilda Vital (esposa de Zé Tavares).
Jovens do sítio Castanho no ano de 1959.
Perpétua Tavares, também conhecida como Zefinha Barandão, era a mãe do comerciante José Tavares. A foto é de 1959. Ela nasceu em 31 de Maio de 1882 e faleceu em 27 de Outubro de 1971.
TODAS AS FOTOS SÃO DOS ARQUIVOS DA PROFESSORA ZIZA TAVARES, ESPOSA DO SENHOR ABEL PACHÚ, NOSSO AMIGO, RESIDENTE NO SÍTIO OLHO D'ÁGUA SALGADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário