Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2011

SÃO JOÃO IX

Você pensa que acabou? As festividades juninas sim, mas as postagem sobre o tema, aqui no Blog Tataguaçú, não. Vamos, pelo menos até a número 10. Hoje teremos uma sequência de fotos variadas.

01 - A imagem abaixo tem uma curiosidade histórica espetacular. 1º: Ela retrata a primeira, das grandes festas de São João da Escola Professor José Miranda, que foi realiza em 29 de Junho de 1979. 2º: Nas fotos aparecem a senhora Mª Dulce Barbosa, em pleno vigor físico (a época ela ainda exercia liderança política em Queimadas e era uma das mais conceituadas professoras da cidade) coroando o jovem Estefânio Bastos. Nas mesmas fotos podem ser vistas ainda (por trás) Dedinha, Zé Miranda e d. Virgínea. 3º: aqui estava decretado o fim das fotos em preto & branco.
02 - Para quem não se convenceu do que eu disse sobre o fim das fotos em P&B veja a imagem abaixo, registro do mesmo evento, em flagras de lentes amadoras.
03 - Zé Miranda sempre foi um dos principais nomes ligado a cultura de Queimadas.
04 - Velho 'Toinho de Marlete'. Ninguém em Queimadas, até hoje, marcou quadrilha melhor que ele. Diga ainda: o melhor de hoje não chega a 30% do que fazia o mestre Antonio.
05 - E por falar em "mestre Antonio", eis aqui um outro: é Toinho sanfoneiro, irmão de Nilson da banda Fest. Um mestre no acordeom. Aqui ele aparece tocando em uma festa de quadrilha na Vila, a Chega Mais, que era organizada por seus familiares.
06 - Sem se fazer de rogado, Toinho aqui aparece puxando os 120 baixos nos estúdios da antiga Rádio Borborema de Campina Grande. Fim dos anos 80.
07 - Um dos raros momentos registrado da quadrilha "Chega Mais" da Vila. A foto é de 1987 e a jovem é Mariza, irmã de Nilson da banda Fest.
08 - Os trajes, a indumentaria, as premiações, a faixa, o encoroamento, em fim; são estes os elementos que completam a apresentação de uma quadrilha junina. A jovem da foto abaixo é a bela Kalolaine, sobrinha de Gorete da quadrilha "Passa e Fica", do Castanho.
09 - Quadrilha "Arraiá do Arrasta-pé", 1992. Foi a sensação do São João de Queimadas daquele ano.10 - Quadrilha "Arraial do Arrasta-pé", do sítio Olho d'Água, em 2000. Uma das melhores agremiações juninas da Zona Rural de Queimadas.
11- São João na escola. Essa foi uma quadrilha junina formada por alunos do Col. Ernestão, organizada pela professora Rejane em 2004.12 - Arrocha o Nó, quadrilha junina do Castanho organizada Nena. Foto de 2005.
13 - A tradicionalíssima quadrilha "Arriba a Saia" da Rua Nova em dois momentos de 2005.
14 - "Luzes do Agreste" foi o nome dado por Pe. Valdir a esse belíssima agremiação junina formada por pessoas ligadas a Igreja Católica de Queimadas. Foto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário