Queimadas (PB), 04 de Agosto de 2011. Bandeiras hasteadas a meio pau, escolas paradas e parte

das instituições públicas e do comércio com as portas cerradas. Merecidas homenagens pelo luto em que a cidade vive hoje, face ao falecimento do homem que mais fez por esta terra, quando teve a oportunidade de governá-la: Morreu SAULO ERNESTO.

Saulo foi um homem a frente de seu tempo e que às vezes dava um passo maior que as pernas, mas, foi sua ousadia que transformou Queimadas, de um simples povoado com não mais que doze pequenas ruas em 1976, na 12ª segunda do Estado da Paraíba em números de habitantes em 2011. Saulo criou o grande colégio “Ernestão”, construiu mais de 50 escolas rurais, fez um estádio de futebol, construiu um terminal rodoviário, levou água para parte da Zona Rural, criou um distrito industrial (Ligeiro), abriu ruas, incentivou a criação de loteamentos (Castanho), doou terrenos (Vila), construiu casas para pessoas carentes (Vila) em regime de mutirão, fez a primeira creche da cidade ...
Uma página da história de Queimadas: matéria do jornal "A Gazeta do Sertão", Maio de 2001, que trazia notícias de algumas realizações de Saulo a frente da prefeitura de Queimadas, com destaque para a criação do Distrito Industrial de Queimadas, no Ligeiro. Clique na imagem para ampliar.




... O que foi exposto anteriormente é referente apenas ao 1º mandato (1977 a 1982). Na segunda vez em que esteve à frente da prefeitura (2005 a 2008), onde quase sua biografia é manchada, não chegou a repetir os feitos da primeira, mesmo assim, sua administração teve feitos importantes. Algumas dessas ações podem ser pontuadas: construção da Unidade Mista de Saúde, canalização de esgoto e construção do canal da Vila, ergueu o cemitério do Castanho, fundou o colégio do bairro “Tião do Rêgo” (antigo CCLima), criou a rádio Kiriris FM (mesmo sabendo ser irregular, o fato forçou a vinda de um veículo de comunicação para a cidade), fundou a Queimadense – equipe de futebol profissional que levou o nome de Queimadas para todo o Brasil.
Unidade Mista de Saúde: começou a funcionar em 2008.




Em fim, este foi Saulo Ernesto, um homem de visão que queria ver sua cidade grande.
Um amigo pede que se acrescente: "SAULO FOI UM GRANDE HOMEM FEZ MUITO MAIS DO QUE ESTÁ REGISTRADO NESTE BLOG. POR FAVOR ACRESCENTEM MAIS, POR EXEMPLO: A CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL, DO CAPS, POSTO DE SAÚDE DO RIACHO DO MEIO E REATIVOU A FILARMÔNICA SANTA CECÍLIA, QUE INFELIZMENTE ENCONTRA-SE PARALISADA. IMPLANTOU TAMBÉM TODOS OS PROGRAMAS SOCIAIS QUE HOJE ESTÃO SOB A RESPONSABILIDADE SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO" (ver esse depoimento abaixo, em comentários).
E mais: José Marciano Monteiro escreveu um belo texto sobre as realizações de Saulo, confira neste link: http://sociopoesia.blogspot.com/
Um grande homem se foi... Adeus Saulo Ernesto!
ResponderExcluirQue Deus te coloque em um bom lugar, Tio Saulo! Saudades...
ResponderExcluirSAULO FOI UM GRANDE HOMEM FEZ MUITO MAIS DO QUE ESTÁ REGISTRADO NESTE BLOG. POR FAVOR ACRESCENTEM MAIS, POR EXEMPLO: A CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL, DO CAPS, pOSTO DE SAÚDE DO RIACHO DO MEIO E REATIVOU A FILARMÔNICA SANTA CECÍLIA, QUE INFELIZMENTE ENCONTRA-SE PARALISADA. IMPLANTOU TAMBÉM TODOS OS PROGRAMAS SOCIAIS QUE HOJE ESTÃO SOB A RESPONSABILIDADE SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO.
ResponderExcluirAdeus Saulo Ernesto!!! Descanse em Paz! Obrigado pelo que fez por Quimadas!
ResponderExcluirObs: Por gentileza corrijam os erros de ortografia nas reportagens. Por exemplo: Na foto de Dr.Saulo quando ele foi candidato pela 1ª vez, escreveram na frase "dava um passo maior que as pernas". Prestem mais atenção, neste caso passo não se escreve com ç.
Querido Saulo Ernesto.
ResponderExcluirEternas Saudades de todos de sua família de Umbuzeiro.
Resgatar a memória do homem que fez tanto por Queimadas e tão pouco reconhecido em vida, só comprova a eficiência e perspicácia do trabalho do nosso amigo, Prof. Quiel e é o que garante o sucesso deste blog. Parabéns, Quiel, pelo belíssimo trabalho! Orgulho, Saulo, pelo homem que foi! Clécio Cunha
ResponderExcluirEle Realmente amava Queimadas.Tinha verdadeira paixão e orgulho pelo povo Queidadense! Lembro-me bem dos sacrifícios vividos, dos vícios adquiridos, das derrotas e alegrias da trajetória de um homem que amava sua terra e seu povo e, a ela, dedicou sua vida, seus objetivos e seu futuro. Apenas a ela!
ResponderExcluirHoje, Queimadas perde o seu filho mais fiel, perde Saulo Ernesto, porém, deixa sua trajetória para posteridade.
Com Carinho.
Saulo Ernesto Filho.
(Saulinho)