Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nos anos 1890!!!

Recebemos dos amigos fazedores do Blog CGRetalhos de Campina Grande (o melhor e o mais acessado da Paraíba) e em especial na pessoa de Adriano Figueiredo Araújo, uma edição digitaliza de um antigo jornal campinense de nome “A GAZETA DO SERTÃO”, datado do dia 06 de Junho de 1890, uma sexta feira.
Na página três do dito periódico uma surpresa: lá está uma citação a Queimadas, ou melhor, um relato de uma situação cotidiana envolvendo moradores locais e pessoas responsáveis pela administração publica. Vale à pena conferir.

Para melhor entendimento de nosso leitor, tomamos o cuidado de copiar todo teor do texto. Veja:


FISCAL DE QUEIMADAS
Não há dúvidas que esse Municípios está apertado em um círculo de ferro. A Intendência fazendo sua derrama de impostos, deu lugar a que o povo esteja sofrendo as maiores vexações de alguns fiscais mal escolhidos.
Levanta-se agora clamor contra o fiscal de Queimadas que, tendo um filho vaqueiro de animais de engenho soltos em terrenos de agricultura, isenta-o das multas a que está sujeito, e por amor dele a todos aqueles que usam do mesmo negócio. Mas em compensação manda apreender gado vacun em terrenos de criação e impões multa a seus donos.
Uma das suas vitimas, o cidadão Manoel Lopes Tavares, proprietário e fazendeiro, que [goza] de melhor conceito como homem honesto, pacífico e trabalhador, mandou ao Conselho de Intendência uma queixa contra o dito fiscal, baseado em prova testemunhal.
Queremos ver agora se [o] tal fiscal é conservado, se a Intendência está disposta a [encampar] os atos arbitrários de seu empregado.
Primeira página do citado jornal.

Página 3 onde está a matéria sobre Queimadas.
É NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Devagarinho e sempre estamos andando. E chegando lá.
Chegamos aos 70 mil acessos em menos de 2 anos.
O órgão de internet mais visitados de Queimadas e em Queimadas, tem uma média de 210 acessos por dia.
OBRIGADO QUEIMADAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário