Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Perímetro urbano de Queimadas - 1938.

Em nossas pesquisas para trazer cada vez mais informações precisas sobre a história de Queimadas, para nossos leitores, nos levou ao Museu Histórico de Campina Grande, onde, sob a supervisão da professora/historiadora Fátima Nóbrega, descobrimos algumas preciosidades, como o mapa abaixo, provavelmente do ano de 1938, elaborado pelo IBGE(?) para o censo de 1940.
Ele, além de apresentar a cartografia de Campina Grande, também trás a planta de todas as vilas ou distrito que compunha o grande território da Rainha da Borborema naquele ano, dentre os quais Queimadas.
A imagem pode não ser boa, devido ao tempo e a qualidade do papel com o qual foi confeccionado, mas vale pelo caráter histórico. Falando sobre nossa cidade em especial, ela se apresenta com apenas uma rua consolidada, a Rua da Igreja, e as adjacências com poucos prédios e sem arruamentos formados. Outro detalhe, ainda, é que nesse trabalho não aparece logradouros como as Ruas Santo Antonio (Rabo da Gata), do Castanho, José Maia (Baixa Verde), Vital Francisco (do Meio ou do Campo), Largo da Matriz e do Clube, Rua Nova, Eunice Ribeiro, "Feira de Acari", Joaquim Barbosa e outras.
O mapa de Campina Grande com todo seus distritos.

Planta do perímetro urbano do distrito de Queimadas tirado do mapa acima.

Esboço elaborado por este blogueiro para melhor situar nosso seguidor em relação ao mapa anterior. A parte interna era considerada Zona Urbana e a mais externa Zona Suburbana, conforme uma tendência da época.

Região central de Queimadas em imagem do Google Earth. Os pontos em amarelos é onde havia prédio naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário