Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O antes e o depois

Foto do mercado público de Queimadas em 1992 e em 2012.
EM TEMPO:
A cidade de Queimadas, desde o tempo de Vila, sempre teve uma feira considerável, muito embora que feita no meio da rua e aos domingos, e o primeiro espaço destinado aos feirantes fora no local onde hoje está o prédio da prefeitura municipal, e por mais de 40 anos aquele espaço serviu como mercado público.
Mas, o sonho de se ter na cidade um mercado moderno era  antigo e, já no ano de 1952, a vereadora Maria Dulce Barbosa, apresentava na câmara de Campina Grande um projeto no sentido de se construir em Queimadas um mercado. Entretanto, esse sonho só começou a ganhar corpo quando a mesma Dulce Barbosa, agora na condição de prefeita, tirou o projeto do papel.
Então, foi por volta de 1964 que o atual predio do mercado publico de Queimadas começou a ser levantado, mas a obra  não ficou pronta e só foi concluída no governo Zé Ribeiro (1966-1969) em 1967, com recursos da SUDENE.

NOTA:
A feira de Queimadas era realizada aos domingos, como já foi dito, e no ano de 1965, por idéia do padre João Bosco fora definitivamente transferida para os sábados. Nessa mesma época, inicio-se uma feirinha no sítio Catolé, esta aos domingos. Só que ela durou pouco, segundo os mais velhos, não resistiu a primeira briga.


2 comentários:

  1. DEPOIS DE 45 ANOS,APENAS UMA PLACA E UMA PINTURA E MUITO POUCO PRA QUEM PROMETEU UM MERCADO DE ULTIMA GERAÇAO.DEVERIAM FAZER MAIS,E FALAR MENOS.

    ResponderExcluir
  2. olha , Quiel! que bom que existe este blog para passar ás nossas novas grações as memórias do nosso povo que, embora rude, traz no sangue as cores da bandeira da labuta e esperança.

    mais uma vez digo:
    tudo o que é bom presta.

    ResponderExcluir