Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Túnel de Boqueirão

Com essa postagem, sequenciamos (e encerramos) nossas postagens desse ano com o tema Carnaval, depois da pausa de ontem, terça (12), quando falamos da Barbárie de Queimadas, no dia em que esta completava um ano. O fizemos para continuarmos lembrando daquela monstruosidade, no sentido que ninguém se esqueça, antes que a justiça seja completa.
Pois bem, nos carnavais das antigas, com os mela-melas e papangús, quase ninguém de Queimadas viajava para as praias, como é comum hoje. A juventude mais aquinhoada ia para a vizinha cidade de Boqueirão, tomar banho no Túnel e brincar o carnaval. Mais não só de Queimadas, Campina parece que descia todinha para cidade das águas - alguém chegou a dizer que Boqueirão era a praia de Campina.
Em nossos arquivos, algumas fotos:
O POVO: MOMENTO DE LAZER

No final dos anos 90, uma grande seca ameaçou secar o açude, o que comprometeria o abastecimento de Campina Grande e de  outras cidades abastecidas por  aquele manancial. Como providência prática adotou-se fechar as comportas do açude, o que comprometeu o banho, que foi extinto em  seguida.
A cidade de Boqueirão teve grande prejuízo com a medida. A falta de turistas fez secas suas torneiras ($) e ela que antes detinha hegemonia da região, viu Queimadas passar a sua frente. Mas essa é outra história.

COMPORTAS FECHADAS: ABERTAS SÓ QUANDO NECESSÁRIA PARA A REVITALIZAÇÃO DO RIO PARAÍBA.
A CIDADE DE BOQUEIRÃO NOS TEMPOS DO BANHO NO TÚNEL.
O AÇUDE DE BOQUEIRÃO NOS TEMPOS DO BANHO NO TÚNEL.
FOTOS DE WILSON SILVA - SEU WILSON.


Nenhum comentário:

Postar um comentário