Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

DONA DULCE


Nos tempos de D. DULCE.

Dulce Barbosa foi à grande líder política de Queimadas, principalmente na última fase do Município como distrito, exercendo diversos cargos políticos: vereadora por três mandatos em Campina Grande, secretária de educação de Campina no segundo governo de Elpídio de Almeida, e prefeita de sua cidade. Entretanto, como não há eternidade em política, em muito, pelo desgaste natural que os cargos eletivos impõem aos seus mandatários, D. Dulce chegou à prefeitura de Queimadas, no ano de 1962, em leve declínio, a ver que ela havia perdido a última eleição que disputou para vereador em Campina, em 1959. Mas, foi exatamente neste pleito, o de 62, que ela mostrou toda sua liderança e força política, quando derrotou outro expoente da política campinense/queimadense, o Major Veneziano – pai de Vital do Rêgo e avó do último prefeito da Rainha da Borborema. Veneziano que era apoiado pelo prefeito interino, José Maria Ribeiro e pelo governo do estado, a época, Pedro Godin. E no âmbito local, Carlos Ernesto.
Agora, só não pode desconsiderar que ela também teve apoios fundamentais: Argemiro Figueiredo e Severino Cabral, dois expoentes da política, mas na disputa domestica, prevaleceu aquele que se mostrou mais próximo ao povo.

ALGUNS MOMENTOS DA VIDA DE DONA DULCE:
Representantes de Campina Grande no 4º Congresso Nacional dos Municípios, no Rio de Janeiro em Setembro de 1956. Da esquerda para direita: Noaldo Dantas, Benedito Mota, Dulce Barbosa, Oliveira Oliveiros e Euclides Ribeiro. 
Dona Dulce a prefeita de Queimadas de 1963 a 1966.
Dona Dulce como prefeita de Queimadas visitando uma escola rural: sítio Riacho do Meio.
 Matéria do Jornal da Paraíba do dia 21 de Outubro de 2000 com Dona Dulce.
Dona Dulce com alunos: aqui com sua irmã Lourdes Barbosa e Ronaldo Alves, irmão do amigo Raminho da rádio Queimadas FM (foto de Raminho).
Dona Dulce com alunos: aqui com sua irmã Lourdes Barbosa junto de uma turma concluínte de sua escola nos anos 90 (foto de Terezinha Araújo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário