Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA

HISTÓRIA DA FESTA DA PADROEIRA DE QUEIMADAS
O Brasil, se não é mais um país eminentemente católico, ainda guarda muito de sua colonização fundada na igreja de Roma, a exemplo da instituição padroeiro (a), visto em todas as unidades da federação: do país em si até um simples povoado do interior.
Com relação ao padroeiro (a), é raro se ver neste “Brasilzão”, em especial no Nordeste, uma cidade que não festeje seu santo protetor, daí o evento que chamamos “Festa de Padroeiro (a)”. Festa esta carregada de muito simbolismo e função social, e cada uma com suas particularidades que, no final resumem-se no mesmo: reforço da fé, angariar de fundos para a paróquia, reunião das famílias, momentos de rever os amigos e compadres, reencontrar com os que moram distantes, etc. (note que nem todos os elementos citados se encaixam na festa de nossa cidade). 
No final, a “Festa de Padroeiro (a)” é o maior evento de qualquer localidade.
Com relação a Queimadas, aqui é um caso raro onde seu principal evento de rua não é a festa em homenagem a sua padroeira, comemorada nesta data, 24 de setembro, mas sim a “Festa de Reis”, realizada três meses e meio depois, sem nenhuma interferência da comunidade católica.
Quanto às comemorações deste dia 24, ela teve inicio, timidamente, no ano de 1992, idealizada pelo promotor público local, a época, o Dr. Glauberto Bezerra, com o aval do padre Antonio Lisboa (nem parque de diversão teve, porque os donos dos brinquedos não quiseram arriscar).
Nos anos 2000 o evento ganhou corpo, fruto do dinamismo do padre Valdir Campelo e nos dias atuais parte para a consolidação definitiva, graças ao empenho da atual administração da paróquia, sob o comando do padre Evanilson José.





O Início

 A igreja
Planfeto, festa de 2003.
 Planfeto, festa de 2013.
 Festa de 2012
 
Imagens
RESUMO: A  FESTA NOS ANOS 90
1992
24 de Setembro  – Realizou-se a primeira festa religiosa da padroeira Nossa Senhora da Guia na cidade de Queimadas. Por ocasião do evento foi introduzida na torre da igreja uma imagem da referida santa, imagem esta ofertada pelo Dr. Glauberto Bezerra, então promotor público da cidade, e sua família.
1993
21 de Setembro – Iniciou-se nesta data a segunda edição da festa da padroeira da Paróquia de Queimadas. As festividades duraram quatro dias, revestindo-se de caráter mais religioso que profano, culminando com uma grande celebração no dia 24.
1994
24 de Setembro – Terceira edição da festa da padroeira Nossa Senhora da Guia da Paróquia de Queimadas, sem nenhum destaque em particular.
1995
22 de Setembro – Iniciou-se nesta data a quarta edição da festa da padroeira da Paróquia de Queimadas. As festividades duraram três dias, com ênfase na parte religiosa e com o envolvimento de muitas comunidades. O encerramento deu-se no dia 24 com uma grande procissão. 
1997
25 de Setembro – Encerra-se nesta data a quinta edição da festa da padroeira da Paróquia de Queimadas. Houve uma grande procissão pelas ruas da cidade.
1998
25 de Setembro – Sexta festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira da Paróquia de Queimadas. O evento encerrou-se no dia 28 daquele mês.
1999
24 de Setembro – Desta data até o dia 27 do mesmo mês ocorreu mais uma Festa da padroeira de Nossa Senhora da Guia.
2004
18 de Setembro – Dessa data até o dia 26 do mesmo mês, ocorreu as festividades de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Queimadas. A parte religiosa deu-se quase que exclusivamente no interior do templo reformado, com celebrações presididas por diversos padres de paróquias vizinhas. 
 
Fonte: Livro de tempo da igreja matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário