Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O HANDEBOL DE QUEIMADAS ANOS 90

Aí Quininha, Francisco, Israel, Elaine de Paula, Iane, Agna, Dione e sua irmã (que esqueci o nome), Lucas, Weldel, Andreia Oliveira, Tanijan, Cristina, Carlinhos, Evaldo, Nino, Adriana Cândido, Martha Suely, Claudio Maria, Rogério, Milene, Joana, Joilton, Clebson, Pinininho, Clenilson, Edinaldo, Robson, Flávio, Jailson, Carmelina, Hélio e tantos outros jogadores de handebol da cidade de Queimadas nos anos 90, uma obra do professor Pedro Agra com o apoio de Zé Miranda.
Ontem depois de ver as meninas do Handebol brasileiro sendo campeãs mundiais,   lembrei dos bons jogadores queimadenses (meninos e meninas) que nos anos 90 brincavam de jogar handebol, o que fazia com maestria e qualidade, mas como acontece com a maioria dos projetos bons da cidade, não foi adiante por vários motivos que não vale a pena enumerar.
Aqui uma confissão: não sei precisar bem o ano e para não cometer um engano ficamos assim. Mas lembro de que o velho Miranda, a época diretor do Ernestão, participou de uma reunião em Campina, na 3ª Região de Ensino, onde foi cobrado dele a participação da escola nos Jogos Escolares da Paraíba, com equipes em pelo menos três modalidades: futebol, atletismo e uma outra - vôlei ou handebol. Acontece que não se praticava esses dois últimos esportes na cidade, quanto mais na escola. Decidiu-se então pelo handebol por ser supostamente mais fácil. Mas sem ter quem assumisse aquela equipe totalmente improvisada (com caras que não sabiam o que era uma bola e alguns que nunca tinha entrado numa quadra e ainda: não sabia nada das regras), então coube ao professor Pedro Agra (meio que imposto) assumir aquela empreitada, uma verdadeira batata quente.
Fui ver o primeiro jogo deles no ginásio da UFCG, foi uma lástima. Por vezes os próprios árbitros da partida tinha que parar o jogo e ensinar as regras para os nossos jogadores. No fim uma humilhante goleada e sonoras vaias para a equipe e seu treinador Pedro, seguido de muita censura.

Mas vocês pensam que parou por aí? Negativo! Em pouco tempo Pedro transformou a "molecada" de Queimadas em uma das principais equipes do Estado da Paraíba. Só isso...

HANDEBOL DO ERNESTÃO, ANOS 90. CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR.
Fotos de Rogério de Paula.

Um comentário: