Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PERSONAGENS DE QUEIMADAS


JOSÉ MARIA BARBOSA LEITE

No último sábado (15) tivemos a honra de visitar a casa do Sr. André Biló, um jovem de 93 anos de idade, bem vividos, e com muita história pra contar, que fica no sítio Bela Vista de Queimadas, uma comunidade para lá de Furnas e próximos as Piabas, distante uns 7 km de Queimadas, a Leste. Fomos eu e o amigo Marizardo Miranda.
Seu André nasceu em 06 de Junho de 1922, como ele fez questão de enfatizar várias vezes, e é bastante lúcido, além de gozar de plena memória e vigor físico, coisa de causar inveja a muitos jovens (e até em mim), sempre solícito, ao lado de sua esposa, Dona Luminata Biló e de seu filho Antônio, nos proporcionou uma tarde alegre e de muito aprendizado sobre nossa Queimadas do passado.
Entre os comentários ele falou sobre o Sr. José Maria Barbosa Leite, o pai de Jorge Leite do Macaco, de quem foi funcionário, amigo e compadre. Zé Maria era filho de Virgolino de Farias Leite e foi um político emergente de Queimadas, aliado de Ruy Carneiro a nível estadual e de Severino Cabral, em Campina. Foi proprietário rural no Macaco e em Cachoeira Grande e morreu em 1958, aos 44 anos de idade, palavras de Biló.
Foto álbum de família de André Biló.

SEU ANDRÉ: era um “poldro” de homem, morreu muito novo!
EZEQUIEL: seu André é verdade que ele foi indicado para ser prefeito de Queimadas?
SEU ANDRÉ: foi, foi.
EZEQUIEL: se não tivesse morrido talvez tivesse sido.
SEU ANDRÉ: ele era um político mimoso. Era de qualidade boa, o povo se dava muito com ele. Ele era muito simpático. Ele gostava da massa, do povo pobre.


Matéria do Jornal da Paraíba de 27 de setembro de 2006.
































No documento abaixo veja essa correspondência de Zé Maria endereçada a José Joffily, o líder maior do PSD campinense de então, o que comprova sua importância política.

Clique aqui para ver outra postagem nossa sobre o tema, de 26 de junho de 2010.




Para finalizar com André Biló
Ele nos brindou com este poema de sua autoria:
É Fagundes com Candeia,
Muquém com Camaleão.
Baixa Verde, Capivara,
Lutador, Jardim, Antão.
Estas terras por aqui,
são da minha divisão,
só deixei um pedacinho
da Cachoeira pra Zé João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário