Pesquisar este blog

domingo, 14 de dezembro de 2014

UM DIA HISTÓRICO

O PRESIDENTE FIGUEIREDO VISITA QUEIMADAS

O dia 26 de Junho de 1980 entrou para a história de Queimadas, porque foi nesta data que a cidade recebeu a primeira e única visita oficial de um chefe da nação, o Gal. João Baptista Figueiredo, que aqui veio para inaugurar a rodovia PB-148, estrada Queimadas-Boqueirão, uma obra do governo do Estado executada com verbas do DNER, e que era um sonho antigo dos moradores das duas cidades.
O presidente chegou acompanhado de grande comitiva, na qual também estava o governador da Paraíba Tarcísio Burity, e após o descerramento da placa e de receber uma comenda das mãos do prefeito anfitrião Saulo Ernesto,  sem fazer discurso, ele deixou a cidade, ficando no seio do povo que lotou as imediações do contorno de Queimadas, um misto de alegria – por ter recebido o Presidente da República em sua casa –, e de decepção – por tão meteórica aparição.
No Jornal da Paraíba a repercussão da visita do Presidente a Paraíba com poucas linha sobre sua ida a  Queimadas.

O presidente Figueiredo com o governador Burity no momento do descerramento da placa. Na foto também se ver o prefeito Saulo Ernesto de Queimadas e o prefeito Carlos Dunga de Boqueirão. Imagem Revista Fisco mai/jun 1980.

Matéria da revista do fisco/PB repercutindo a visita de João Baptista Figueiredo a Queimadas.

Nota 1: depoimento de pessoas mais velhas dão conta da passagem do presidente JK por Queimadas em 1958 quando da inauguração do açude de Boqueirão, mas não foi em visita oficial, ele passou de passagem, com diziam os antigos locutores esportivos. Se houve algum registro desse momento de perdeu no tempo.

Nota 2: na qualidade de pesquisador da história de Queimadas sempre tive a vontade de achar alguma imagem que registrasse a passagem de Figueiredo pela terra Tataguaçú, debalde. Só depois de muita garimpagem é que achei a foto acima estampada na revista Fisco de Julho de 1980. Pouquíssimos foram os registros daquele momento histórico.

Nota 3: não fui testemunha ocular do momento, tinha apenas dez (10) anos de idade e morava no sítio, lá em Pedra do Sino, mas nas conversas dos mais velhos de minha família pude notar a repercussão daquela visita importante. Na minha mente ficou o transito dos patrulheiros batedores da Policia Rodoviária Federal na BR-104 que iam até a entrada do Olho d’Água, antes da chegada e depois que o presidente já havia ido.

Um comentário:

  1. Momento muito importante para o registro histórico da cidade, pois representa um marco supremo para a mesma.

    ResponderExcluir