Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Memória queimadense

Esta semana (em 05.01.2015), eu e Marizardo Miranda, tivemos a honra e o prazer de conhecer e conversar com o Sr. Otávio Laurindo, queimadense nascido em 1934 no sítio Lutador, que morou na vizinha cidade de Aroeiras e que aqui chegou em 1940, indo morar na Rua Nova. Seguindo o caminho de muitos dos seus conterrâneos contemporâneos, em 1952 foi para o Rio de Janeiro e de lá para o Estado do Paraná, onde mora até hoje.

Sua vivência como menino e adolescente pelas ruas do antigo distrito Tataguaçú, em toda década de 1940, lhe fez conhecedor da Queimadas daquele tempo. Valendo-se de uma mente prodigiosa, nos altos dos seus 80 anos de vida nos contou, em detalhes, causos e histórias de um passado de nossa cidade que aos poucos está se apagando. Foram quase duas horas de muito aprendizado!
Também participou da conversa Seu Aluízio Ezequiel, meu pai.

DO FUNDO DO BAÚ
Seu Otávio sempre visitou Queimadas. Na foto abaixo ele aparece ao lado de sua esposa Ivone (de saudosa memória) e um dos filhos, na casa de José Tavares, no ano de 1972.
SEMPRE NA TERRINHA
Suas vindas a Queimadas sempre foi acompanhado de sua esposa, falecida no ano passado. Agora, mesmo só, fez uma visita ao seu torrão natal para rever os conterrâneos, velhos amigos e familiares, foi quando tivemos a oportunidade de conversar.

Um comentário:

  1. sei que o blog tataguaçu é e vai sempre ser o carro chefe da idéiade resgatar a história queimadense. parabéns Quiel. Um dia as futuras gerações irão reconhece o grande valor de seu esforço e obra para resgatar a memória desta terra. Seus descendentes terão muito orgulho da grandeza de sua pessoa. Segura a peteca!

    ResponderExcluir