Pesquisar este blog

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Eleições de 1962

Um fato curioso com relação às eleições de 1962 em Queimadas, o nosso primeiro pleito para prefeito - disputa entre Dulce Barbosa e Veneziano Vital, vencida pala primeira -, não se relaciona com os competidores, mas sim com os apoiadores deles, o que nos mostra como a política é “dinâmica”.
Ocorre que, entre 1945 e 1960 as maiores lideranças de Campina Grande, da qual Queimadas fazia parte, eram Argemiro de Figueiredo de um lado e Severino Cabral do outro. Num primeiro instante, na terra Tataguaçú, Dona Dulce e o Major Veneziano faziam parte das fileiras de Argemiro. Nos meados da década de 1950, Veneziano muda de palanque.
 As disputas entre Argemiro e Cabral seguem firme, mas no ano de 1962 os dois se unem em prol da candidatura de Dona Dulce em Queimadas, contra Major. Mas, quem pensou que Veneziano ficou só no embate, enganou-se: do seu lado estava o governador do Estado, Pedro Gondim; o prefeito interino (de Queimadas) José Maria Ribeiro; e a liderança jovem da política local, o deputado Antônio Vital do Rego.

Uma disputa de gente grande que no final deu Dulce, ganhando as eleições aos “45 minutos do segundo tempo”...

DOIS MOMENTOS DE DONA DULCE COM SEVERINO CABRAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário