Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

História da Foto

A foto abaixo ilustrou uma postagem neste espaço em 26 de março de 2015, e nos foi cedida pelo casal Aluízio Araújo Silva e Ana Muniz Araújo, proprietários da fazenda Muquém, no extremo Leste de Queimadas, divisa com Fagundes. E hoje ela retorna a tela para apontarmos os nomes dos personagens que ali estão. A foto é uma relíquia e um achado histórico importante, pois trata-se da primeira imagem de uma turma de alunos da escola José Tavares, e quiçá de Queimadas, entre 1938 e 1940 (não foi possível precisar a data).
Da esquerda para a direita temos: Aluísio Araújo (o dono da foto), Anastácio Honório, Valter Honório, Hermes, Durval Muniz de Albuquerque e José Francisco. Informação do Sr. Aluísio Araújo.
O detalhe que nos chama a atenção na imagem é a criança que acha-se com um dos pés descalço, o que de longe deve ser considerado uma peraltice ou travessura de menino, era simplesmente a rigidez da escola, da época, quanto ao uniforme, como disse a amiga Vilma Horevicht  (via facebook): "Ele deve ter machucado o pé, mas tinha que manter o fardamento escolar. E ainda, naquele tempo, se valia pelo que realmente se era e não pelo que aparentava". 

Na sequência temos as fotos do simpático casal (anos 1960). Eles que tão bem nos acolheu em sua residência, nos cedeu um bom número de fotos antigas de seu álbum de família e ainda nos fez a gentileza de nomear imagem por imagens, nos trazendo vários detalhes sobre cada retrato. 
A eles, a história de Queimadas agradece por tamanho desprendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário