Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Foto Histórica

Ainda há muitas fotos e materiais sobre o passado de Queimadas escondidos dentro de caixas, no fundo de velhos baús, esquecidos em gavetas e até em quadros empoeirados pendurados em alguma parede por aí afora, sem que a esse material seja dada nenhuma importância, por várias razões.

Entretanto, vez por outra nos chegam alguns desses materiais, como essa relíquia postada abaixo, do ano de 1950, no sítio Lutador de Queimadas. Uma foto histórica! Sim histórica. Histórica porque contam um pouquinho do passado daquela comunidade e adjacências. Histórica porque a casa foi o primeiro ambiente naquela região especificamente destinado para o fim de educação. Histórica porque foi a primeira escola do lugar, e a gurizada que aparecem na imagem, os primeiros estudantes regulares a frequentar uma sala de aula naquele rincão queimadense.
 Em tempo: a escola foi criada através de uma parceria entre um proprietário local, que cedeu o espaço, e a prefeitura de Campina Grande – governo Plínio Lemos, que pagava o salário da professora. “A primeira parceria público-privada que se tem notícia”, no dizer de Pedro Rodrigues, o amigo que nos envio o material, ele que vem ser neto do dono da casa.
EM BREVE TRAREMOS MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário