Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2015

DEU NO JORNAL

7 DE SETEMBRO DE 1987
No tempo do Regime Militar no Brasil (1964/1984) o governo quis implantar o civismo e o patriotismo no país meio que na marra. Os desfiles de 7 de Setembro, que tinha o pomposo nome de "Desfile Cívico-Militar", é uma boa prova disso.
Em Queimadas, por exemplo, a prática é antiga (temos fotos do ano de 1959), mas, efetivamente tudo começou em 1969, quando desfilavam todas as escolas do Município, unidades urbanas e rurais (áreas mais próximas a "Rua"), e foi assim por quase 10 anos. No final da década de 1970 a prática restringiu-se as escolas da Zona Urbana, principalmente por conta das condições de acesso.
Com o fim do regime ditatorial esses desfiles perderam a razão de existir e ultimo deles por aqui foi no ano de 1986, só retomando 12 anos depois. Mas o evento já era tradicional tradicional e povo  cobrou sua realização em 87. Para preencher a lacuna, Zé Miranda, diretor do Ernestão, teve a ideia de fazer um "7 de Setembro" diferente, e naquele dia movimentou a cidade com uma mini-maratona e uma corrida de bicicleta pelas ruas, conforme atesta  recortes do Jornal da Paraíba abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário