Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

QUEIMADAS 54

Hoje, 14 de dezembro de 2015, Queimadas (PB) completa 54 anos de cidade emancipada.
 Na imagem acima, os senhores Pedro Gondim e Antonio Vital do Rego se abraçam. O segundo foi o autor da lei que emancipou nosso Municipio. Já o primeiro era o governador da época e o homem que sancionou o projeto.
DO LIVRO TERRA TATAGUAÇÚ - pag. 104.

14 de dezembro de 1961 – A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba aprova o projeto lei nº 2.622, de autoria do deputado estadual Antônio Vital do Rego, e sancionada pelo governador Pedro Gondim, dando autonomia administrativa ao distrito de Queimadas, sendo o novo Município desmembrado de Campina Grande. Essa mesma lei cria também a Comarca de Queimadas, de 1ª entrância e todos os Cartórios necessários para o funcionamento jurídico. O Cartório do Registro Civil, já existente no extinto Distrito, fora anexado à nova comarca. Vital do Rêgo foi também autor dos projetos de emancipações de Fagundes e Galante, sendo que o último não se tornou cidade, por desejo de sua população.
30 de Dezembro de 1961 O novo município de Queimadas é instalado oficialmente, fazendo-se presente as festividades de inauguração, além de outras autoridades, o governador do Estado Pedro Gondim. A comitiva oficial chegou a cidade por volta das 16h e as 17:30h, com a posse do prefeito interino, a cidade, enfim, é criada. Discursou na ocasião, o prefeito empossado, Sr. Lourival Barbosa; o deputado estadual e autor do substituto, Vital do Rêgo; o também deputado Petrônio Figueiredo e o exmo. Governador Pedro Gondim.
 Imagem de Antonio Carlos Ferreira Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário