Pesquisar este blog

domingo, 10 de janeiro de 2016

MOMENTO HISTÓRICO



JK EM QUEIMADAS

Certa vez, Zé Miranda me disse que apenas dois Presidentes da República tinham visitado Queimadas: João Batista Figueiredo, em 1980 e Juscelino Kubistchek, em 1957. Porém, registros que comprovem esses dois momentos históricos são raros, principalmente o último, por está mais distante no tempo e muitas vezes até apagados da memória dos remanescentes da época.
Falando especificamente da passagem de JK por nossa cidade, em meu livro “TERRA TATAGUAÇÚ”, recém-lançado, fiz menção a aquele momento, mas sem embasamento, apenas por ouvir dizer e me valendo de intuição e da lógica. Veja:
“16 de Dezembro de 1958 – Há notícia de uma parada rápida de Juscelino Kubistchek, Presidente da República, em Queimadas, quando ele e comitiva, se deslocava para Boqueirão, por ocasião da inauguração do Açude Epitácio Pessoa”.

Entretanto, folheando os arquivos antigos do jornal “Diário de Pernambuco”, via Internet, fazendo uso do site da Biblioteca Nacional, achei um material que pode servir de prova, da passagem do grande Juscelino pela “Terra Tataguaçú”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário