Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2016

SEMANA SANTA

Na décadas de 1980, já caminhando para o final daqueles anos, Queimadas parava nas tardes das 'sexta-feira Santa' para assistir a encenação da "Paixão de Cristo", feita pela juventude católica da época e organizado por Gorete de Catixa. Era uma teatralização diferente, uma maneira nova de mostrar o sofrimento de Jesus nos seus últimos instantes. Não havia cenários fixos e cada momento da Via-sacra era contado em um local diferente da cidade, como o povo (plateia) se deslocando em procissão, acompanhando o elenco, do Castanho a Rua Nova - até o cemitério, e tudo terminava na Igreja onde se encenava a Crucificação e a Ressurreição de Cristo.
Tempo bom! Mas, como acontece com todo evento cultural dessa cidade, aquele também teve vida curta, findando principalmente pela falta de apoios.




Acreditamos que haja muitas imagens que registraram a festa, em poder dos organizadores como tembém dos "atores", mas infelizmente, não tivemos acessos (vamos continuar tentando). As únicas fotos que disponibilizamos, as postadas acima, são do amigo Dimas Barbosa, grande radialista da rádio Queimadas FM e um dos poucos ativistas culturais de nossa cidade.

2 comentários: