Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

ANTONIO BARROS E CECÉU III

Encerrando a série 'ANTONIO BARROS e CECÉU' trazendo uma homenagem prestada pela cidade de Queimadas a dupla, o que ocorreu em junho de 2009.
















































Nas fotos abaixo, a dupla em uma apresentação, e a dupla com um dos seus maiores fãs na cidade de Queimadas, o nosso grande radialista Dimas Barbosa.

DO LIVRO TERRA TATAGUAÇÚ

11 de Março de 1930

Data de nascimento de Antônio Barros da Silva, filho de Severino Barros da Silva – Severino Abelha – e de Luiza Rodrigues da Silva. Cantor e compositor, Antônio Barros é um dos principais nomes da música nordestina, sendoautor de grandes sucessos do gênero forró interpretado por grandes nomes nacionais como o Trio Nordestino, Bastinho Calixto, Luiz Gonzaga, Nei Mato Grosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Flávio José, Jorge de Altinho, entre outros.
No site ‘Letras.com’ encontramos uma pequena biografia sua: 
ANTONIO BARROS SILVA - "Antonio Barros"
Nasceu em 11 de Março de 1930 na pequena cidade de Queimadas na Paraíba. Filho de Severino Barros da Silva e Luiza Rodrigues da Silva, estudou no Grupo Escolar José Tavares e a maior parte de sua infância foi vivenciada na zona rural. Quando sobrava tempo para brincar, costumava pegar uma lata vazia de 20 litros, colocava a cabeça dentro, batia do lado de fora com as duas mãos, fazendo ritmo, enquanto cantava para ouvir sua própria voz com efeito reverberado.
Aos dezenove anos de idade foi trabalhar como músico tocando pandeiro na rádio Caturité em Campina Grande-PB. Aos vinte anos, mais ou menos, foi para Recife-PE e na rádio Tamandaré deu continuidade ao seu trabalho como músico pandeirista. Foi nessa mesma época que escreveu sua primeira música e conheceu Jackson do Pandeiro, o qual se tornou um grande amigo do artista, apoiando-o na vida profissional (LETRAS.COM[1], acesso em 10.07.2013).


[1]< http://www.letras.com.br/#!biografia/antonio-barros-e-ceceu>.
 

Compôs mais de 700 músicas ao longo da carreira. As principais foram: ‘Açúcar no Café’, ‘Bate Coração’, ‘Burra Namoradeira’, ‘Coisa Linda’, ‘Com Você na Cabeça’, ‘Como eu Sou’, ‘Coração em Festa’, ‘Corte o Bolo’, ‘Cuidado Com as Coisas’, ‘É Madrugada’, ‘Esse Brasil é Meu’, ‘Fogo na "Paia"’, ‘O Pavio e o Lampião’, ‘O Que a Gente Faz’, ‘Homem com "H"’, ‘Já Faz Tempo Tão lhe Vejo’, ‘Ninguém Pode com Você’ e ‘Pra Eu e Tu’ (em parceria com Cecéu); ‘Estrela de Ouro’ (com José Batista0; ‘Forró do Quem Quer’ (com Oseinha); ‘Procurando Tu’ (com J. Luna); ‘Quadrilha do Manoel’, ‘Saudade que Dói’, ‘Só Voltarei Amanhã’, ‘Vamos Ajuntar os Troços’, ‘Vou ver Luiza’ (com Lindolfo Barbosa).




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário