Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2016

A ÚLTIMA FESTA DE CONCLUINTES

Zé Miranda foi um homem além do seu tempo. Sua prática como professor, principalmente diretor de escolas, tinha sempre uma visão do futuro e foi assim que ele trouxe muitas inovações para a educação de Queimadas, algumas até como pioneiro na cidade na implantações de ações pedagógicas inovadoras já praticada em outros centros, e exemplo do ensino de pré-escola, chamado a época de 'jardim de infância', e da informática em sala de aula.
Por outro lado, Miranda era conservador e tinha o pé bem fincado no passado. Era ligado as coisas da terra e dava muito valor a nossa cultura. Foi um realizador de grandes eventos por aqui, ora ligados as práticas pedagogia, ora chamando a atenção para as nossas raízes. Entretanto, de todas as grandes festas que Zé Miranda realizou, talvez a que ele mais gostava de fazer eram as festas de concluintes. 
Abaixo fotos da última festa de concluintes que o prof. Miranda realizou. Dezembro de 2001.


Fotos do álbum de família de Severina Miranda.

EM TEMPO: As festas de concluintes ou de colação de grau, era um evento especial que celebrava o encerramento de um curso qualquer. Em Queimadas, por exemplo, essa modalidade de festa foi bastante comum nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, sendo Zé Miranda um dos seus principais protagonistas. Coincidências ou não, após a morte dele em 2002, o evento aos poucos perdeu o brilho e hoje quase não é realizado mais.

Um comentário: