Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

FESTA DE REIS

HISTÓRIA DA MAIOR FESTA DE QUEIMADAS


A Festa de Reis é o maior evento do Município de Queimadas, considerando qualquer atividade que se realize nesta cidade, em vários campos da atividade humana. Ela também compõe o rol das maiores festas de rua do Estado da Paraíba (em 2006, o governador José Maranhão, ao visitar o evento e percorrer a pé quase um km de festa  – do Contorno até o Mercado Público – cunhou a seguinte frase: “esta é a MAIOR FESTA DE RUA DA PARAÍBA!”).
Segundo Antonio Carlos em seu livro Queimadas Seu Povo Sua Terra, p. 12, a 1ª edição da Festa de Reis foi em 1929, uma iniciativa do popular Felix Xavier, como culminância de um evento religioso, as novenas, que eram rezadas em uma capela que ficava dentro do cemitério antigo no centro da cidade, sempre no dia de Reis (06 de Janeiro).
Uma característica peculiar do evento é sua dissociação quase total do aspecto religioso. A Festa de Reis de Queimadas não é uma festa de padroeiro, como acontece em outras cidades, é um evento eminentemente popular visto que a padroeira daqui é N. S. da Guia, celebrada no seio da Igreja Católica no mês de Setembro, o que é explicado pelo fato de que a implantação da Paróquia de Queimadas é de 1944, portanto, posterior ao início da festa.
Porém, foi o Padre Valdir Campelo, pároco local de 2000 a 2010, que faz o melhor parâmetro entre a padroeira católica da cidade e a tradicional festa. Velendo-se de forte intuição e de boa dedução lógica, arguiu ele que fora a Estrela Guia que indicou o caminho para os Reis Magos chegarem até o Menino Jesus, na noite de Natal. Sendo assim, tudo se relaciona entre a data da festividade e a entidade religiosa. A argumentação do padre feita durante um sermão numa missa, todavia, não passa de uma feliz coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário