Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de abril de 2017

ELETRIFICAÇÃO DO ZUMBI

O amigo Nilson Pereira (foto a direita) que é blogueiro e político em Santa Cruz do Capibaribe (PE), em visita a familiares no Zumbi de Queimadas, terra natal dos seus pais, achou interessante esta placa que nos remete ao ano de 1984, quando aquela importante comunidade rural queimadense recebia a luz elétrica.

EM TEMPO: Tião do Rêgo, durante o seu segundo mandato a frente da prefeitura de Queimadas, que foi de 1983 a 1988, implantou no município um grande projeto de eletrificação rural que beneficiou mais de 90% dos nossos sítios. 
O Zumbi, a época, quase uma Vila, foi uma das primeiras comunidades a receber o benefício, com as obras iniciando já no ano da posse e sendo entregue a população em junho de 1984, conforme nos indica a placa acima. 
Não podemos deixar de anotar que aquela realização foi um pleito do Vereador Gedeão Bezerra Lopes, o mais votado de 1982 e então presidente da câmara. Gedeão, ainda, gozava de muito prestígio junto ao prefeito Tião.
Quanto a homenagem, conforme a placa indica, ela foi mais do que justa. José Ribeiro, que morava bem próximo ao Zumbi, foi um benfeitor daquele povo, mesmo antes de ser prefeito. Foi ele, inclusive, quem abril a estrada que liga aquele sítio a Queimadas, passando pelo Castanho.
 VEREADOR GEDEÃO E O PREFEITO TIÃO EM FOTOS DA ÉPOCA



















ZÉ RIBEIRO FOI PREFEITO DE QUEIMADAS ENTRE 1966 E 1969. NESTA FOTO DE 1984 ELE APARECE AO LADO DO TAMBÉM EX-PREFEITO SAULO ERNESTO, EM UMA REUNIÃO POLÍTICA EM QUEIMADAS.

SITIO ZUMBI EM 2005
Na década de 1970 o sítio Zumbi de Queimadas era a comunidade mais populosa do município. Tinha o aspecto de vila e chegou a ganhar o status de distrito, mas os equipamentos urbanos necessários para tal realização nunca foram implantados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário