Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval Futebolistico do Blog Tataguaçu 3


Hoje, quarta-feira de cinzas, findando o Carnaval, os foliões voltando para casa e chegando ao fim a temporada de veraneio, é hora de realmente o ano começar.

E nós que não somos dados as festas de momos, ficamos por aqui – e também por não ser chegado ao “carnaval dos que ficam”, nos restou fazer uma boa pesquisa sobre os primórdios do futebol na cidade e trazer nas páginas do BLOG TATAGUAÇÚ, algumas fotos antigas dos primeiros times que por aqui se formaram e ensinaram Queimadas a jogar bola.

Assim criei a série CARNAVAL FUTEBOLISTICO que hoje chega a fim. Aproveitamos para agradecer a todos vocês que nos acessaram nesse período e ao mesmo tempo nos esquivar de algum equivoco por ventura fora cometido, já que diante do longo espaço de tempo, alguns nomes de pessoas ou de lugares podem ter sido trocados ou omitidos, bem como outros detalhes que não foram apresentados.

Assim pedimos que, quem tiver alguma retificação a fazer entre em contato conosco que teremos a maior satisfação de proceder a correção devida.

Time do Nacional de Queimadas, provavelmente em 1965 (não temos a data precisa), organizado por Vei Luiz, irmão do Antonio Neguinho.

Veja o time:


Em pé, da esquerda para a direita temos: Antonio Peru, Lela de Zé Caetano, Zé Curureu, Duda (que foi o melhor árbitro de futebol em Queimadas)*, Ronaldo de Zé Caetano e Djalma Valdevino.

Agachado: Vei Luiz (dono do time), Zé Cândido, Tonho Neguinho, ?, Piaba e ?.

Informações: Antonio Olímpio.

Arquivo: Marizardo Miranda.

Do ano de 1963 trazemos outra foto do Ypiranga Futebol Clube de Queimadas, com seu primeiro uniforme, camisas listradas de vermelho e branco na vertical, segundo Antonio Olimpio. O time era muito bem organizado e tinha até sede, que ficava no inicio da Rua Nova.

Vamos a formação:


Em pé, da esquerda para a direita temos: João Laurindo *, Dede de Serafim, Edmilson de seu Biroto*, Natal de Antonio Monteiro, Celso de João Chico, Canhotinho* e Diomedes Virgíneo (torcedor).

Agachados: Titi, Tonho Neguinho, Antonio Lucena, Nequinho e Darcí de Pinto.

Informações: Antonio Olímpio.

Arquivo: Marizardo Miranda.

Sequeciando, trazemos agora o Arco-íris da Baixa Verde, time de seu Biroto, que faleceu a pouco tempo. Esta agremiação foi, provavelmente, o primeiro time de futebol de Queimadas e, como já foi dito, teve seu nome mudado para Fluminense em 1966. Abaixo vamos ver uma formação da equipe do ano de 1965.


Em pé, da esquerda para a direita temos: Seu Biroto (Presidente e treinador), Osman, Inácio, Zé Maria (este de Campina Grande), Dede Serafim, Zé de Emídio e Vavá (cunhado de Nando).

Agachados: Biu de Bispo, Adalberto, Novo*, Zé Fortes e Letício.

Informações: Antonio Olímpio.

Arquivo: Marizardo Miranda.

Temos Mais. Agora trazemos um combinado de Santos, Cruzeiro e antigos jogadores do Ypiranga, num jogo festivo que aconteceu nos anos 80. O time jogou com as camisas que foi da seleção de Queimadas.

Vamos a formação:


Em pé, da esquerda para a direita: Dedé de Martins, Dimas, Demontiê, Tico de João Gordinho, Rubens* e Vavá.

Agachados: Zé Fortes, Moacir*, Valdemar, Antonio Olímpio e Deinha.

Informações: Antonio Olímpio.

Arquivo: Marizardo Miranda.

Não podemos deixar de fora a memorável Seleção de Futebol de Queimadas montada por Saulo Ernesto em 1977. E aqui temos seu time base:

Em pé, da esquerda para a direita: Luiz Vicente (treinador), Fernando Vital, Ednaldo Cardoso, Ramos Ferraz, Bola, Milton e Toinho Pereira.

Agachados: Raminho, Clóvis Bastos, Ademir, Deinha e Nando.

Arquivo: de Fernando Vital, sob a guarda de seu filho Sandro.



Um comentário:

  1. Saudades do meu velho Pai...(Luiz Vicente)

    mais uma vez, muito obrigado pelas lindas lembranças Profº Quiel

    Hilton Vicente

    ResponderExcluir