Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval Futebolistico do Blog Tataguaçu 2


Continuando nossa série CARNAVAL FUTEBOLISTICO, trazemos hoje algumas fotos de nosso futebol amador cedidas por Antonio Olímpio, um historiador nato de Queimadas. Vejamos a sequência:

A primeira equipe é do ano de 1961, o 1º Santos de Queimadas, fundado pelo delegado da cidade na época, Luiz Gonzaga. O campo era aonde hoje fica o Colégio Assisão, em um terreno de propriedade de Zé Tavares (comerciante). E a equipe principal era formada, na sua maioria, por jogadores de Campina Grande.

Este era o santos de Luiz Gonzaga:

IPANEMA de Queimadas – O time foi fundado em 20 de maio de 1962. Seus fundadores foram Antonio Olímpio, Lú Vital e Zezito de Honório Celeiro. O campo era no Castanho nas terras de seu Olímpio, no pé de Serra onde hoje ficam as Ruas Durval Mota e João Batista Lopes. Abaixo veja a formação dessa equipe naquele ano (1962).


Em pé, da esquerda para a direita: João Lurindo * (massagista), Dedé de Serafim, Natal de Antonio Monteiro*, Zé de Emídio (irmão de Nando da Baixa Verde), Zé Fortes, Danda de João Mendes, Petrônio Lucena *, Diomédes Virgíneo (da Baixa Verde).

Agachado: Biu de Bispo, Zezito Ferreira*, Acássio Rodrigues (também chamado Baleada), Novo da Baixa Verde e Antonio Lucena.

Informação: Antonio Olimpio.

* Falecido.

A próxima atração é o Ypiranga de Queimadas, time fundado em 04 de outubro de 1963 por Antonio Olímpio, Cabo Romeu e Valdo Pereira – surgido a partir do Ipanema, que tinha fechado nesse mesmo ano. O campo voltou a ser no terreno de Zé Tavares.

No ano de 1964 o Ypiranga foi fotografado nos seus dois quadros.

Formação do 1º Quadro:

Em pé, da esquerda para direita: Dedé de Serafim, Celso de João Chico, Antonio Olímpio, Canhotinho*, Djalma Vadelvino (hoje da Polícia Federal), Zeca Anízio *, Zé Maria Ribeiro (presidente de honra), Zé Vicente* (presidente), Zé Preto* (treinador) e Zé Anízio* (vice-presidente).

Agachados: Zé fortes, Castilho, Antonio Neguinho (jogou no Campinense e no Moto Club do Maranhão), Nequinho de Valeu, Antonio Lucena, Zé Macaco (era de Campina Grande) e Mário de Honório*.

* Falecido.

Formação do 2º Quadro:

Em pé, da esquerda para direita: Toinho de Serafim* (tio de Vela), Deda do Maracajá*, Djalma Vadelvino, Catixinha e Zé Tavares.

Agachados: Deca da Miudeza*, Toinho Neguinho, Castilho, Delma de Antonio Bú*(Antonio Bú era o pai de Dutra) e Naro.

* Falecido.

Em 1980 os velhos jogadores da cidade se reuniram para relembrar o Ypiranga. Essa partida comemorativa ocorreu no antigo campo da estrada de Boqueirão, o campo do Santos, próximo ao Catabí.

Veja a formação:


Em pé, da esquerda para direita: Luiz Vicente (treinador), Inácio Virgíneo *, Biu de Zito, Celso de João Chico, Zé Fortes, Naro e Djalma Vadelvino – por trás, cabelo grande – Lula de Maria Viúva*.

Agachados: Zé de Emídio, Castilho, Nequinho de Valeu, Antonio Olímpio e Dinaldo (sobrinho de Inácio Virgíneo).

* Falecido.

Fotos: Antonio Olímpio


Nenhum comentário:

Postar um comentário