Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Futebol em Queimadas 1


Arco-Íris da Baixa Verde. O time foi fundado por Seu Biroto, na segunda metade dos anos 50, e ficou com esse nome até 1966, quando seu fundador transferiu a organização deste para Acácio Venâncio, irmão de Nando. Acácio, recém chegado do Rio de Janeiro, mudou o nome da equipe para Fluminense e assim, desde aquela época a equipe é um dos times mais tradicionais e conhecidos de Queimadas.

Abaixo, veja uma formação da equipe, provavelmente de 1959.

Da esquerda para a direita. Em pé: Toinha Jerônimo, Inácio Virgíneo, Inácio de Zé Antonio, Osmam (irmão de Nando), Acácio Venâncio, Zé de Emídio (irmão de Nando), Fabio Pereira, Socorro (Totó) e a esposa de Manoel de Deda.

Agachados: Elias Pereira, Adalberto (irmão de Nando), Novo Pereira, Biu de João Mó (irmão de Seu Mimim) e Biu de Bispo.

DETALHE: Nota-se que a principal referência para indicação dos nomes dos jogadores acima é Nando, por ser ele hoje, o presidente do Fluminense da Baixa Verde.

Informação: Duda de Seu Biroto.

Estrela Vermelha dos Verdes. E se falando em time de tradição, abaixo veremos uma formação do Estrela Vermelha do sítio Verdes, provavelmente de 1965. O Estrela é talvez a equipe mais antiga da cidade que nunca mudou de nome.

Da esquerda para a direita. Em pé: Aldo Tavares (irmão de Zé Tavares), Manoel Novo, Antonio Batista (irmão de Zé Batista), João Vicente, Sebastião Pereira ou Baixinho de Ciço ( o pai de Nazário), José Caboclo ou Zezito (pai de Paulo, comerciante do ramo de atacado em Queimadas).

Agachado: Manoel Bezerra ou Manoel Catarino (ao lado de sua filha), Zé Batista (conhecido na época como prefeito), José Anchieta (pai do ex-vereador Zezé), Zé Tavares e Tonhão de Zé de Ciço.

Informação: Zé Batista do Pioneiro.

Seleção de Queimadas 1977

Continuando rememorando o amadorismo em Queimadas, a Seleção de Futebol da Cidade, formada em 1977 para a disputa da Copa Borborema, competição patrocinada pelos Diários Associados de Campina Grande, da qual foi campeã, mostrou a força do futebol amador no Municipio, que ainda hoje é merecedor de elogios positivos. O time organizado por Saulo Ernesto, o prefeito de então, contava nos seus quadros apenas pessoas da cidade, tanto jogadores como comissão técnica. Abaixo veremos a formação da equipe no dia da final que ocorreu no Estádio o Amigão em Campina Grande, quando ela derrotou a seleção de Picuí por 1 X 0. Esta foi a 1ª grande glória do Futebol Queimadense.


Da esquerda para a direita. Em pé: Ernandes da Baixa Verde (auxiliar-técnico), Luiz Vicente (técnico), Saulo Ernesto (prefeito da época), Demontiê (supervisor), Neo de Maria Viúva, Ramos Ferraz, Milton Jerônimo, Tico de João Gordinho, Eronaldo Pachú, Edinaldo Cardoso, Antonio Jerônimo - conhecido por Bola Pelé, Fernando Vital e Edielson Jerônimo (filho se Seu Biroto).

Agachado: Antonio Olímpio (coordenador e tesoureiro), Carlinhos Ernesto, Raminho da Padaria, Ademir da Baixa Verde, Clóvis Bastos, Nando da Baixa Verde, Laudimar da Baixa Verde e Toinho Pereira.

Na janela: Deinha, que não jogou na final por ter quebrado a perna.

A equipe base da Seleção de Queimadas era: Fernando Vital, Ednaldo Cardoso, Bola Pelé, Milton e Toinho Pereira. Ramos Ferraz, Clóvis Bastos e Deinha. Carlinhos, Ademir e Nando.



Um comentário: