Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

O antigo açude


Por ocasião da Feira de Ciências do Colégio de Zé Miranda de 92, sua segunda versão, foi elaborado um projeto que falava sobre as plantas aquáticas e para tal, foram tiradas fotografias que retratacem esses ambientes e assim expô-las no evento.
Três dessas fotos aparecem na postagem de hoje. São amostras do antigo açude do centro da cidade, já agonizante, que os alunos daquele projetos, mesmo sem intenção, registraram para a posteridade, assinalando os momentos finais desse espelho d'água construído ainda no século XIX.
Como a finalidade das imagens eram mostrar apenas a vegetação adaptada a vida na água, não aparecem com maior contudência o entorno do açude, já naquele ano (1992), todo rodeado por prédios de residências e comerciais, todos despejando seus dejetos nele.
A área vista acima é o local onde hoje fica o estacionamento do MasterSupermercado. Ao fundo vêr-se o prédio do antigo Banco do Brasil e um extenso bananal que pertencia a Antonio Monteiro.

Além do que já mostramos na foto anterior, essa imagem trás o último ponto d'água do açude. Esse local é hoje os quintais das casa da Rua Odilon Almeida Barreto. Note também nessas duas primeiras fotos que já aparecem canos de esgostos dométicos.

A imagem acima retrata fielmente o entorno do açude todo tomado por prédios.

Fotos: Arquivo de Dedinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário