Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2010

O contorno

A primeira estrada oficial a passar por Queimadas foi a Campina Grande -Umbuzeiro em 1922, sendo que, provavelmente, seu leito natural fosse pela Baixa Verde.
Em 1943/44, foi construida a estrada Campina - Caruaru e por aqui passava pela atual Rua Eunice Ribeiro e seguia pela estrada velha da Pedra do Sino.
Em 1973/74 foi construida a BR 104, ligando Natal a Maceió e como Queimadas já era uma cidade em formação, os engenheiros do DNER acharam prudente fazer um desvio que tirasse a rodovia do centro da cidade. Foi assim que surgiu o trecho novo da BR, cuja suas margens, hoje, vai se tornando o centro comercial queimadense.
Aquela época, a maior parte da área urbana do Município ficava a Leste da estrada e para o outro lado só existia a Rua Nova e poucas casas em sua adjacência, como por exemplo, um agromerado em formação que era chamado Rua de Boqueirão (hoje Odilon Almeida Barreto).
Assim, com a passagem da BR foi construído um trevo para dá acesso a estrada de Boqueirão e toda a área nesse entorno ganhou o nome de Contorno, ficando assim batizado um dos principais Largos da Cidade.

Detalhe da entrada da cidade pelo contorno, foto de 2006.
Fonte: Arquivos de José Marciano.

Centro de Queimadas (área do contorno) em 2006. Esse trecho da Rua Odlon Almeida Barreto é um dos mais movimentados de Queimadas.
Fonte: Arquivos de José Marciano.

As duas fotos seguintes são de 2005 que mostra detalhes do contorno em um dia de semana comum. O movimento de carros e pessoas é menor em relação a foto anterior, uma situação que cada dia aumenta mais na cidade.
Fonte: Arquivos de Marcelo Cabelereiro.

Fonte: Arquivos de Marcelo Cabelereiro.

Primeira metadade dos anos 90. Note vários detalhes das casas que hoje já estão totalmente modificadas.
Fonte: Arquivos de Antonio Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário