Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Túnel do Açude de Boqueirão


Ontem foi domingo, o dia de descanso que ninguém descansa. Então é o dia de relaxar, de tomar uma, de assistir uma partida de futebol, de ir à casa de um amigo, de tomar um banho de mar ou de piscina, de “esquecer a vida” e recarregar as baterias para uma nova semana que vem chegando.

Houve um tempo por aqui que o programa quase obrigatório de todos os domingos era o banho no Túnel de Boqueirão. Para lá descia levas de gente de todos os cantos. A estrada de Boqueirão fervia num vai e vem frenético de todos os tipos de transporte que para ali se dirigia, que começava já as sete da manhã e só terminava a noite.

Famílias inteiras, sem preconceitos, iam se refrescar nas águas do Epitácio Pessoa que a todos acolhia sem distinção e sem olhar classes. Era um dos ambientes mais democráticos que existia naquele tempo. Moças, rapazes, crianças, velhos. Enfim, todos tinham seu espaço e a festa estava feita. Ambiente propício para as paqueras e namoros, divertimento garantido e no final do dia, ficava a esperança do no próximo fim de semana esta ali de volta.

Tudo corria bem até que uma imensa seca na primeira metade dos anos 90 obrigou que as comportas do açude (o Túnel) fosse fechada para garantir o abastecimento de água para as cidade de dele se servia e assim acabou o banho no Boqueirão e as gerações subseqüentes ficaram privadas desse entretenimento.

Hoje o túnel voltou a funcionar, até com melhor qualidade e estrutura, mas não é o mesmo, Falta-lhe o “glamour” daquela época.

E ontem, um dia de saudade, lembrei daqueles passeios e resolvi fazer essa postagem em homenagem as minhas reminiscências e sei que são também de muitas pessoas de minha geração e até dos mais velhos do que eu.

Veja essa foto do Túnel do início dos anos 90 onde se dá para ter uma idéia do quanto era grande o fluxo de pessoas que iam a Boqueirão. A imagem é dos arquivos de Antonio Carlos.

Era na força desse jato d'água que todos tomavam banho. A imagem também é dos arquivos de Antonio Carlos.
As três fotos abaixo são imagens de queimadenses que para boqueirão naqueles memoráveis domingos. Arquivos de d. Nenê e de João Cutia.




6 comentários:

  1. amei relembrar os melhores momentos que eu e minha família tivemos nesse lugar maravilhoso. Era nosso programa favorito e certo de todos os domingos, tanto que em certa ocasião, quando criança, acordei com a garganta inflamanda e para não deixarmos de ir ao túnel, tomei 12 "ass infantil" para ficar boa rapidinho....claro que enloqueci todo mundo, mas deu certo!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM RELEMBRAR ESSE TEMPO,COLEI MUITO PRA PODER ENTRAR NAS PISCCINAS ENTRANDO POR BAIXO DO ARAME DAS CERCAS.VALEU PELAS FOTOS PARABENS.

    ResponderExcluir
  3. Estive visitando boqueirão Julho de 2011

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de ver essas fotos. Igual aos anos 80 não há. Tudo era mágico, nós eramos mais felizes. Com o passar dos anos, o cotidiano de Queimadas tornou-se completamente capitalista e, forçosamente, globalizado. Ou seja, tudo hoje em Queimadas gira em torno da obtenção do poder individual e do enriquecimento econômico. No entanto, não sei se podemos afirmar que essa mudança foi boa, efetivamente, para a totalidade do povo de Queimadas. Até a década de 80, não havia tal prática, o povo tinha um espírito mais fraternal, não existia muito o pensamento capitalista. Ou seja, o dinheiro não era o mais importante. Nós conseguíamos ver nos rostos da população de Queimadas uma certa alegria. Lembro-me de quando ficávamos nos bancos da praça, em frente a prefeitura, com "Gordo de seu Roberto" tocando violão até tarde da noite, como isso era maravilhoso. Os circos eram a alegria da criançada. Tempos bons que não voltam mais!!! Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Minha infância foi toda aí vendia laranja com meus pais ai

    ResponderExcluir