A Rua Cônego Oscar Cavalcanti, mais conhecida como Rua do Castanho, por ser a pricipio, a via de acesso ao logradouro que leva este nome, o Sítio Castanho, é uma das mais antigas arterias de Queimadas, ou seja, é a segunda rua mais velha da cidade, ficando atrás somente da João Barbosa, a Rua do Centro. Dado a não tradição das pessoas de Queimadas de fotografarem os nossos lugares públicos, contribuindo para isso a falta de maquinas fotograficas, artigo de luxo em épocas remotas, não há em nossos arquivos imagem dessa ou de outras vias públicas da cidade, quando muito nos aparece fotos com pessoas em poses que felizmente retrataram tais arterias.
É o que veremos nas imagens abaixo, colhida na COMUNIDADE DE QUEIMADAS NO ORKUT, e com estas iremos rememorar tempos idos de nossa história que hoje só a força das fotos nos transporta para aqueles momentos. Vamos a elas.
Esta foto é do ano de 1989, um tarde de chuva na cidade e quem aparece na imagem, tomando banho de chuva (uma tradição que não existe mais em Queimadas), é a senhorita Olga, filha de Sebastião Dentista. A "farra" se dava na calçada, onde hoje é a casa da professora Inaldete (Nena de Seu Ivandro). Note os detalhes da Rua.

A bela moça da foto é Dalvanira Cardoso da Silva, natural do Sítio Olho d'água e hoje professora no Sítio Guritiba desta cidade onde reside. Na imagem ela tinha 19 anos e o ano foi 1985. O evento foi um desfile de 7 de Setembro em que o "Ernestão" trouxe um pelotão de meninas simbolizando a atividade rural da cidade, com o apoio da EMATER local, tendo a frente o Dr. Amaro. Note alguns detalhes como alunos em trajes do Ernesto do Rêgo e o caminhão de Zé Geraldo parado em frente a casa deste.

Mais uma imagem com Dalvanira Cardoso no mesmo desfile de 85. Agora ela aparece marchando, quando seu pelotão passava pela rua Eunice Ribeiro a altura do antigo posto de gasolina de Zé dos Óculos. Observe as casas da rua e fazendo um paralelo com hoje, notamos uma grande evolução.

Agradecemos a Dalva pela cessão das fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário