Pesquisar este blog

domingo, 25 de abril de 2010

Imagens do passado

Para reavivar a memória dos mais antigos de Queimadas e ao mesmo tempo mostrar aos moços o que tinha nossa cidade em tempos idos, é que trazemos a sequência de fotos que iremos apresentar abaixo.

Até o início dos anos 70 a "Estrada de Campina" passava pela atual Rua Eunice Ribeiro, no Centro. Essa foto de 1964, nos dá uma ideia de como era o trecho da citada rodovia no ponto exalto em que ela cortava a cidade. Em 1972 foi desviada para que o transito pesado não passasse por dentro da "Rua". Quase 40 anos depois a BR está mais do que nunca, dentro de nosso perímetro urbano.
Quando Dulce Barbosa assumiu os destinos de Queimadas em 1962, sendo a primeira prefeita eleita da cidade, tratou de dotar a área urbana do Municípios de aparelhos que simbolizasse detalhes, mesmos que simples, de urbanização. Sendo assim, ela adquiriu de Epitácio Maia, um amplo terreno ao lado da Igreja Matriz, e ali ergueu um pequeno parque, com brinquedos para a diversão da criançada (no local hoje fica o Clube Social de Queimadas, quase desativado, e parte do terreno foram doados a particulares). A imagem abaixo, também do início dos anos 60 retrata tal espaço.
Casas feias, disformes, sem infra-estrutura e talvez sem água e luz e até sem banheiros descentes. Ruas de terra, cheia de buracos, com animais soltos por todo canto e com certeza, os esgotos correndo ao céu aberto. Esse era o retrato da maioria das pequenas cidades do interiorzão do Brasil até pouco tempo ( o que não quer dizer que hoje seja diferente). Vários pontos de Queimadas eram ou ainda são assim. Veja essa foto dos anos 60 o trecho é próximo ao Largo da Socal.
A Rua Eunice Ribeiro, antiga Rua da Estrada, toda vida teve vocação para o comércio, por ser, principalmente, a artéria por onde passava o grosso da população local e de outros transeuntes nos tempos idos. Ontem, assim como hoje, nesta Rua se concentrava o grosso da atividade econômica da cidade. Bolandeiras, bares (hotel), oficinas, posto de gasolina, etc. E por falar em posto de gasolina, abaixo está a foto, outra vez dos anos 60, de um ponto comercial do gênero, o posto de Zé dos Óculos. O cidadão que aparece ao lado da bomba é Arcindino Monteiro, hoje proprietário da loja Carmelita Calçados.
Na história eclesiástica de Queimadas, dois padres que por aqui passaram deixaram seus nomes marcados, principalmente pelo dinamismo que conseguiram implantar no seio católico local. Foram eles o Padre João Bosco e o Padre Valdir Campelo. As práticas de ambos eram parecidas, sendo que o primeiro também desenvolvia ações sociais importantes, num tempo que os poderes públicos pouco olhavam para o seu povo. No tempo de Padre Bosco, cada noite do mês de Maio era um dia de festa na cidade, com a celebrações de noitários na Igreja Local onde em cada data tinha uma homenagem especial. A foto abaixo de 1971, retrata um desses momentos, uma noite dedicada ao motoristas queimadenses.
Vez por outra em Queimadas você se depara com alguém que tem o sobrenome Francisco e que o povo apelidou de Chico, descendentes eles de João Chico, Miguel Chico, Maria Chico, Manuel Chico, Vital Chico, enfim. Os primeiros que tiveram esse sobrenome de família, em quase sua totalidade, se dedicaram a arte do comércio - foram bodegueiros em Queimadas por muito tempo. A foto que mostramos a seguir é da venda de Vital Francisco (Chico), em 1962, uma das mais sortidas da cidade no seu tempo. O local é onde funcionou a até pouco tempo a oficina eletrônica de Fernando Vital e que hoje é tocada pelos seus filhos.
Você tem ideia de qual foi o prefeito campinense que mais trabalhou pelo Distrito de Queimadas? A resposta é simples: Severino Cabral. Foi ele que trouxe para cá o posto telefônico, a energia elétrica de Paulo Afonso, alguns grupos escolares na Zona Rural e fez o calçamento da Rua Central da antiga Vila, preparando a mesma para receber a qualificação de Cidade. A foto abaixo, dos anos 60, nos mostra detalhes desse calçamento da Rua João Barbosa. Segundo informações, o cidadão que aparece na foto é Vital (a confirmar), filho de Vital Chico, que pousa em frente a mercearia de seu pai.

DA-LHE TATAGUAÇU!!!!!!!!!!!
Estamos cada vez mais ganhado adeptos e seguidores. Diuturnamente recebemos informações sobre nosso trabalho sempre destacando este como uma ação positiva para a cidade e nossa função é sempre aperfeiçoa-los, lutando para melhorar a cada dia, em respeito a aqueles que sempre nos acompanha. Obrigado a todos.
Uma mensagem do Orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário