Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festas de concluintes em Queimadas

O maior realizador de festas de concluintes em Queimadas foi sem dúvida Zé Miranda, que tanto nesses eventos, da sua escola ou do Ernestão, ele sempre dava um toque de "glamour" contagiante que movimentava toda a cidade. Depois que ele se foi tudo mudou e nunca mais se viu por aqui um evento dessa natureza que merecesse destaques.

Mais ele não foi o pioneiro desse tipo de acontecimento. Essas festas ocorriam com frequência já no Grupo José Tavares, como no Colégio Dulce Barbosa.
A seguir vamos trazer algumas imagens fotos dos festejos de colação de grau que já ocorreram em Queimadas. Todas as imagens abaixo são dos arquivos de Alisson Tavares.


Colação de grau (provavelmente da turma concluinte da 4ª série, do José Tavares) em 20 de Dezembro de 1970.
Outro flagrante do mesmo evento (em 20 de Dezembro de 1970).

Aqui já estamos no ano de 1976 (em 11 de Janeiro). A festa é do Colégio Dulce Barbosa. Na foto vemos d. Virgínea, que fez história no Ernestão e nessa época trabalhava na escola, Loudinha, ex-professora de língua portuguesa no Ernestão e hoje morando em Campina, aqui ela aparece na condição de formanda. Por fim, José Tavares, renomado comerciante local naquele tempo.

Autoridades que participaram da festa de concluintes citada na foto anterior. Ver-se: José Tavaeres (comerciante), Antonio Correia Lima (ex-vereador da cidade e esposo de Lourdes Barbosa) e Antonio Monteiro (a época vice-prefeito da cidade). A nossa que aparece junto aos três não foi possível identificar.

MUDANDO O TEMA:


Veja esta foto de uma recepção de casamento em Queimadas no final dos anos 60.

Agosto de 1982, flagrante da 1ª Seresta realizada em Queimadas, no Clube Social.
Em 1986, o casal S. Moura e D. Salete (ambos já falecidos), reuniu os amigos para comemorar seus 30 anos de casados. Eles formaram uma família numerosa e bem conceituada na cidade.


A FOTO

Em nossas pesquisas chegamos a um fato importante da história de Queimadas até então desconhecido, era a Irmandade dos Franciscanos, grupo religioso que, orientados pelo pároco local, o Cônego Oscar Cavalcanti, formava uma interessante confraria, com fins meramente penitente. Eram formada por homens e mulheres, de todos os cantos do município, que sempre vestidos em túnicas roxas, assistiam as missas de terça-feira na Igreja Matriz. Quando um membro do grupo falecia, seu enterro era acompanhado pelos seguidores do citado grupo nos mesmos trajes.
A imagem abaixo nos trás os "franciscanos" do sítio Castanho velando um dos seus.

DA-LHE TATAGUAÇÚ!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário