O "Ernestão", a Escola de "todos nós" é, foi ou será frequentada pela maioria esmagadora da população local. Mas, acontece que que são poucas as pessoas que sabem o porque desse nome. Pois é, o nome "Ernestão" foi uma homenagem a Francisco Ernesto do Rêgo, pia de Carlos Ernesto, que na época, da fundação da Escola, 1975, era o principal líder político da cidade. Abaixo veja a biografia do citado Chico Ernesto.
Francisco Ernesto do Rêgo, conhecido também como Chico Ernesto, nasceu em 04 de dezembro de 1883 na Fazenda Salinas, hoje município de Barra de Santana, a época Cabaceiras. Filho de Ernesto Siridião do Rêgo e Antônia do Rêgo. Na década de 10 dos 1900, veio para Queimadas que então fazia parte de Fagundes, este distrito de Campina Grande, na condição de administrador da Fazenda Castanho de propriedade de parentes seus.
Aqui, casou-se com Adiles Benício Ernesto de Melo, de tradicional família do Sítio Capirvara desse Município, continuando a morar na propriedade onde trabalhava, e foi lá que nasceram seus dois filhos: Carlos Ernesto e Beatriz Leal de Melo. Nos anos 20 ele adquiriu a propriedade Mumbuca onde passou a residir e lá ficando até seu falecimento em 08 de agosto de 1958 aos 74 anos de idade.
Dada a sua condição de líder local, ele foi homenageado com um nome de Rua em Queimadas, a Rua Nova e outra em Campina, no bairro do Jardim Paulistano. Mais, ele se imortalizou mesmo foi emprestando seu nome para a maior escola da Cidade de Queimadas e uma das maiores do estado, o “Ernestão de todos nós”.
Abaixo estão os links com material referente ao Ernestão já postada no BLOG:
http://tataguassu.blogspot.com/2010/05/o-ernestao-de-todos-nos-2.html
http://tataguassu.blogspot.com/2010/05/o-ernestao-de-todos-nos.html
http://tataguassu.blogspot.com/2010_02_01_archive.html
http://tataguassu.blogspot.com/2010/02/ernestao.html
A FOTO
que saudade das aulas desses professores.
ResponderExcluiraos professores toinho farias, deinha, nelson,édson,chiquinho, lourdes,marluce, dona antônia e ZÉ MIRANDA; minha eterna gratidão.
Nossa, esta foto dos professores do Ernestão é emocionante... uma parte da história de cada um de nós que teve a oportunidade de estudar lá ,nesta época.
ResponderExcluirAbs,
Joelma Lopes
Quem é Nelson nessa foto? q eu não estou reconhecendo! ja fui aluna dele mas faz muito tempo q eu não o vejo.
ResponderExcluirNelsom é o terceiro a esquerda, em pé. Ele está com a camisa vermelha e de boné.
ResponderExcluirObrigado pela participação - Quiel
Chiquinho foi meu professor de Históra no colégio de José Miranda, que saudade daquele tempo essas fotos me faz recordar. Parabéns Quiel que também foi meu professor e continua me ajudando na Monografia.
ResponderExcluirQue riqueza kiel seu blog. Parabéns!!!
ResponderExcluireu não sabia desta história,apesar de ter estudado muito tempo no ernestão.valeu mesmo. dudu.ag.súde
ResponderExcluir