Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SEQUÊNCIA DE FOTOS ANTIGAS 1


A sequência de fotos de hoje fomos buscar em um baú na casa de Arnaldo Maia, desportista e ex-vereador da cidade, um grande queimadense, que gentilmente nos cedeu farto material fotográfico para incrementar mais ainda o nosso BLOG TATAGUAÇÚ. Fotos estas que são verdadeiras relíquias que testemunham alguns momentos de tempos passados, flagrados por lentes despretensiosas, para assim transportar para a eternidade, hábitos e costumes de uma geração. Como sabemos que o tempo é o senhor de tudo, que é ele capaz de apagar as mágoas e alegrias dos anos idos, aqui ele aparece também, impedindo que os de hoje saibam quem são as pessoas que aparece nas imagens e nem em que situações os retratos foram tirados. Sabemos, por dedução, que as tais pessoas, na maioria mulheres, são membros da família Honório Maia, a qual pertence Arnaldo. Sendo assim, mais uma vez apelamos para quem, por ventura, venha a conhecer tais fotos e deste modo identificar alguns dos fotografados. Neste caso, pedimos que entrem em contato conosco ou até mesmo com o próprio Arnaldo Maia. Será uma grande contribuição para a história de Queimadas. Vamos as Fotos: Não temos a data nem quem são as mulheres e os meninos da foto. O certo é que eles estão na pedras que ficam em frente a casa de D. Doura.Note ao fundo, a serra de Queimadas, próximo a Pedra do Touro ( a foto foi tirada no sentido Oeste).

Nesta foto, dois distintos senhores, trajados ao estilo da época, aparecem nas mesmas pedras, só que em outro ângulo (sentido Norte). Observando atentamente dá para notar o contorno da cobertura da Igreja Matriz e ao fundo aparece a Serra das Antenas.
Este popular pousa nas mesmas pedras já citadas, só que o ângulo agora é no sentido Sul. As mesmas pedras e talvez as mesmas mulheres que aparecem anteriomente. Essa pedra não existe mais, foi detonada para virar paralepípedo. também ficava no cercado de d. Doura.Aqui já foi possivel saber a data: a foto é de 1941. Essa foto é no Pé-da-serra, próximo as Pedras dos três Reis Magos. Alunas do colégio Zé Tavares nos entremuros da escola, anos 40. Os mais tinham propriedades no Sítio Brito, onde provavelmente essas fotos foram tiradas.

2 comentários:

  1. pois é, seu ezequiel. até as pedras mudam de forma geométrica. quem diria heim? vai ver que elas queriam povoar nossas ruas urbanas pra depois serem lembradas nesse blog. não duvido.

    ResponderExcluir
  2. Roberto (CABEÇÃO) disse...
    Pois é Quiel essas fotos antigas é uma reliquia imagine os tranges das mulheres de hoje em dia!!!

    ResponderExcluir